Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2005 - 03h16

Tambores e grupos de maracatu abrem Carnaval de Recife

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O Carnaval de Recife foi aberto oficialmente na sexta-feira ao som dos tambores de 400 batuqueiros de 11 grupos de maracatu. Comandados pelo percussionista Naná Vasconcelos, eles se juntaram a um coral infantil de 120 vozes, formado por crianças de comunidades carentes da zona sul.

O evento começou no início da noite, no Recife Antigo, bairro que deu origem à cidade. Vestidos com as cores de suas agremiações, os batuqueiros se concentraram a cerca de um quilômetro do marco zero e desfilaram pelas ruas antes de chegar ao palco instalado no local.

Congestionamentos

Com o início do Carnaval, 110 ruas foram bloqueadas para o trânsito de veículos e 161 linhas de ônibus foram alteradas em Recife. No centro da cidade, ocorreram grandes congestionamentos.

A ponte Duarte Coelho, a mais movimentada da capital, foi interditada. Sobre a pista, foi montado um galo de 35 metros de altura, homenagem ao Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, segundo o "Guinness Book", o livro dos recordes.

O bloco, que deve reunir pelo menos 1 milhão de pessoas, vai desfilar neste sábado. Em frente à ponte, fará sua apoteose. Pelo menos 50 embarcações deverão estar ancoradas no rio Capibaribe para participar da recepção.

Em Olinda (região metropolitana), a festa também já começou oficialmente. Um bloco formado por garis, o Vassourão, desfilou antes da abertura, lavando ao mesmo tempo as ladeiras do centro histórico ao som do frevo.

Na sexta, 24 agremiações arrastaram os foliões em Olinda. Neste sábado, pelo menos mais 36 blocos e troças, entre eles os bonecos gigantes Menino da Tarde e John Travolta, vão desfilar na cidade.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval em Recife
  • Saiba mais sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página