Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2005 - 22h31

Tom Maior fala da preservação do ambiente no Anhembi

Publicidade

da Folha Online

A escola de samba Tom Maior abre a segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. O desfile começou por volta das 22h30, com quase meia hora de atraso.

Vice-campeã em 2004, com o enredo "Deus ajuda quem cedo madruga", a Tom Maior aposta, neste ano, no enredo "Sabendo Usar Não Vai Faltar", que fala da preservação do ambiente e do uso racional dos recursos naturais.

André Porto/Folha Imagem
Carro alegórico da Tom Maior, no sambódromo do Anhembi
Carro alegórico da Tom Maior, no sambódromo do Anhembi
"A escola sempre se preocupou em passar mensagens, sejam políticas, ou, nesse caso, ecológicas", afirma Luciana Silva, diretora da escola. Segundo ela, a escolha ocorreu devido às catástrofes naturais ocorridas recentemente --como a seca, as enchentes e a falta de água.

Segundo o carnavalesco Augusto de Oliveira, a intenção é tratar do tema da preservação de foram prática e didática. "Toda escola de samba que fala de temas ecológicos mostra o homem como o grande vilão que destrói a natureza. O homem não destrói por vaidade ou maldade, mas por necessidade", afirma. "Agora é momento de nos unirmos para resolver essa questão."

O desfile é dividido em quatro partes. A primeira fala da criação da Terra e mostra os quatro elementos --terra, fogo, água e ar. No segundo carro, intitulado "Nossa Morada", a escola mostra a Terra sendo entregue por Deus ao homem. Em seguida, o desfile mostra a maneira como o homem usou o planeta, as destruições e maus-tratos. O encerramento fala de despoluição e desenvolvimento sustentável.

Entre os famosos, a escola contará com a dançarina Adriana Bombom à frente da bateria. Outras personalidades que devem desfilar são o ex-BBB Caetano, o ator e ex-Casa dos Artistas Taiguara, o cantor Rafael Vanucci e a apresentadora Solange Frazão.

Desfiles

Depois da Tom Maior, se apresentam no Anhembi Barroca Zona Sul, X-9 Paulistana, Nenê de Vila Matilde, Camisa Verde e Branco, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria e Leandro de Itaquera.

A primeira noite de desfiles contou com Mancha Verde, Imperador do Ipiranga, Vai-Vai, Acadêmicos do Tatuapé, Mocidade Alegre, Acadêmicos do Tucuruvi, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde.

No domingo ocorrem os desfiles do Grupo de Acesso: Primeira da Aclimação, Combinados de Sapopemba, Pérola Negra, Camisa 12, Unidos do Peruche, Gaviões da Fiel e Unidos de São Lucas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval em São Paulo
  • Saiba mais sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página