Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2005 - 04h27

Com tema polêmico, Águia de Ouro fala de desigualdade social

Publicidade

da Folha Online

A Águia de Ouro leva para a avenida, em 2005, um enredo que vem causando polêmica entre integrantes da Igreja Católica e promete gerar ainda mais discussão no sambódromo do Anhembi (zona norte de São Paulo).

Segundo o presidente da escola, o enredo "O Pão Nosso de cada Dia" pretende falar de desigualdade social, e não de religião. A letra do samba teve origem em um texto escrito pelo arcebispo de Duque de Caxias, dom Mauro Morelli.

"Crianças com fome Deus chora/ o seu futuro é agora/ dignidade eu quero com direito sociais/ a humanidade longe dos pecados capitais", diz o refrão. "Nós carnavalizamos o texto do Morelli, que foi feito a nosso pedido", conta o presidente da escola, Sydney Carriolo.

A grande novidade para este ano é que o próprio arcebispo será um dos destaques do desfile. O último carro da escola é uma homenagem ao religioso.

De acordo com o presidente, representantes de entidades religiosas têm feito visitas aos ensaios e barracões. Segundo Carriolo, eles temem que sejam utilizados símbolos religiosos nas fantasias ou carros alegóricos --o que é proibido por lei.

O presidente garante que nenhum símbolo será mostrado, até porque, caso isso aconteça, os carros podem ser proibidos de entrar na avenida. Ele acredita que a polêmica seja prejudicial à performance da escola. "Toda essa discussão nos atrapalha, porque essas vistorias causam um estresse desnecessário", afirma. "Queremos falar de desigualdade social, e não da igreja, não esperávamos toda essa polêmica.

Polêmicas à parte, no Carnaval de 2005, alguma personalidades devem marcar presença no desfile da Águia de Ouro, como o ator Matheus Carrieri, a modelo Ellen Pinheiro, e a atriz Maria Maya, que é a madrinha da bateria.

A melhor colocação da Águia de Ouro no Grupo Especial foi o quarto lugar em 2001, com o samba "De Salem a Brasília, o que vale é a bruxaria".

Desfiles

Já passaram pelo sambódromo a Tom Maior, a Barroca Zona Sul, a X-9, a Nenê de Vila Matilde e a Camisa Verde e Branco. Depois da Águia de Ouro, se apresentam Unidos de Vila Maria e Leandro de Itaquera.

A primeira noite de desfiles contou com Mancha Verde, Imperador do Ipiranga, Vai-Vai, Acadêmicos do Tatuapé, Mocidade Alegre, Acadêmicos do Tucuruvi, Rosas de Ouro e Império de Casa Verde.

No domingo ocorrem os desfiles do Grupo de Acesso: Primeira da Aclimação, Combinados de Sapopemba, Pérola Negra, Camisa 12, Unidos do Peruche, Gaviões da Fiel e Unidos de São Lucas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval em São Paulo
  • Saiba mais sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página