Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2005 - 09h03

Ministro acompanha velório de freira assassinada no Pará

Publicidade

da Folha Online

O ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, acompanha nesta segunda-feira em Altamira o velório da missionária americana Dorothy Stang, 73, assassinada a tiros no último sábado em Anapu (oeste do Pará).

Também no sábado, um funcionário de uma fazenda foi encontrado morto no mesmo município. Ele trabalhava para um fazendeiro apontado pela CPT (Comissão Pastoral da Terra) como provável mandante do assassinato da missionária.

Paulo Santos/AP
Homens carregam caixão com corpo de missionária no PA
Homens carregam caixão com corpo de missionária no PA
Segundo a polícia, Adalberto Xavier Leal foi morto a tiro por oito homens armados que invadiram seu barracão.

A Polícia Federal e a Polícia Civil do Pará investigam os crimes.

O enterro de Dorothy Stang deve ocorrer em Anapu, onde ela atuava nos últimos anos como crítica a madeireiros e latifundiários. De acordo com a ordem das Irmãs de Notre Dame de Namur, a freira manifestava o desejo de ser enterrada na cidade.

Tiros

Uma testemunha disse à polícia que a missionária foi abordada por dois homens em uma estrada de terra, no início da manhã de sábado, quando seguia para uma reunião com agricultores.

Ainda de acordo com a testemunha, que está sob proteção do Estado, a freira chegou a abrir a Bíblia e ler um trecho aos dois, antes de um deles se afastar, sacar a arma e atirar.

A Polícia Civil pediu a prisão preventiva de três suspeitos de envolvimento na morte de irmã Dorothy. Um deles seria o mandante e os outros dois, pistoleiros. Uma quarta pessoa também é investigada. A polícia não quer divulgar seus nomes até que seja efetuada a prisão dos acusados.

Com Agência Folha e Agência Brasil

Leia mais
  • Freira americana foi assassinada com 9 tiros; corpo vai para IML de Belém
  • Missionária americana é assassinada a tiros no Pará

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre assassinatos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página