Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2005 - 16h24

Secretaria confirma morte por febre maculosa em MG

Publicidade

da Folha Online

A Superintendência de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Minas confirmou nesta terça-feira a morte de uma dona-de-casa de 41 anos por febre maculosa.

Ela morava na fazenda Barro Vermelho, na zona rural de Iguatama. Segundo informações contidas na ficha médica da paciente, a dona-de-casa apresentou os primeiros sintomas da doença no dia 24 de janeiro e foi internada no dia 4 de fevereiro no Hospital Santa Lúcia de Divinópolis. A morte ocorreu no último dia 8.

Dois casos da doença já foram confirmados em Minas neste ano. Em 2004, segundo a secretaria, foram confirmados 23 casos da doença, com nove mortes.

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença febril aguda, transmitida por carrapatos infectados.

O período de incubação no homem pode variar de dois a 14 dias. A doença tem um começo súbito com febre de moderada a alta que dura geralmente de duas a três semanas, é acompanhada de cefaléia, calafrios e congestão das conjuntivas.

Alguns casos evoluem gravemente, ocorrendo necrose nas áreas com sangramentos, em decorrência de inflamação dos vasos sangüíneos. Outros sintomas comuns são tosse e queda de pressão.

A Secretaria da Saúde de Minas afirma que a letalidade pode chegar a 50% na ausência de uma terapia específica e precoce.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre febre maculosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página