Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/02/2005 - 19h15

Funcionários da Febem ameaçam entrar em greve na segunda-feira

Publicidade

da Folha Online

Em assembléia realizada na tarde desta quinta-feira, os funcionários da Febem (Fundação Estadual do Bem Estar do Menor) decidiram entrar em greve geral a partir da próxima segunda-feira. A medida foi adotada em protesto contra as demissões, anunciadas nesta quinta-feira, de 1.751 agentes de apoio técnico que atuavam nos complexos Tatuapé, Vila Maria, Raposo Tavares e Franco da Rocha.

Anteriormente, a greve estava marcada para começar em março. Os funcionários pretendem promovem uma manifestação em frente ao complexo do Brás (centro de São Paulo).

Segundo a assessoria de imprensa da fundação, o cargo dos agentes foi extinto em janeiro. Denúncias de agressões e maus-tratos contra os internos motivaram a decisão. Para substituir os agentes, foram contratados 1.508 seguranças e 669 educadores sociais, que começaram a trabalhar no mês passado.

A Febem não descarta a possibilidade de recontratar alguns dos demitidos.

Agressão e fuga

Por volta das 10h desta quinta-feira, um grupo de internos da unidade 39 do complexo Tatuapé (zona leste de São Paulo) espancou um colega. O adolescente está internado, em estado grave.

A fundação afirma que, ao serem flagrados, os agressores disseram que receberam a chave do quarto da vítima de um funcionário que sabia que seria demitido.

À tarde, cerca de 35 internos fugiram do complexo de Franco da Rocha (Grande São Paulo) após renderem um vigia e três enfermeiras, durante exames médicos. Apenas dois foram recapturados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre funcionários da Febem
  • Leia o que já foi publicado sobre fugas na Febem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página