Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/02/2005 - 21h52

Cidade da região Sul decreta estado de calamidade pública por seca

Publicidade

LUÍSA BRITO
da Agência Folha

São Carlos (a 622 km de Florianópolis) é o primeiro município da região Sul a decretar estado de calamidade pública, entre os 461 que estão em situação de emergência, por casa da estiagem.

No ano passado, apesar da estiagem ter atingido mais de 500 municípios da região Sul, nenhum chegou a decretar calamidade pública. O decreto só é usado quando a cidade apresenta grandes prejuízos e não tem condições de suportar a situação sem ajuda externa. Nos dois Estados atingidos, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, há 789 municípios.

A cidade de São Carlos calcula que o prejuízo no campo já chegou a 5,8 milhões. A falta de chuvas dificulta também a produção de leite, que apresenta déficit de 43% --o que representa 1,2 milhão de litros e perda financeira de 554 mil. O total de dinheiro perdido é quase o valor da arrecadação anual de São Carlos, que foi de R$ 6,6 milhões em 2004.

De acordo com o secretário de Administração da cidade, Delton Balbinot, 65% da população de 9,3 mil habitantes fica na zona rural e o abastecimento de água está sendo feito exclusivamente por caminhões-pipa. Segundo ele, o orçamento da prefeitura não pode comportar os gastos com esse abastecimento e o município precisa da ajuda do Estado.

O gerente estadual de Resposta a Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, capitão Carlos Gomes, afirmou que a cidade vai receber ajuda para o abastecimento de água. Atualmente, 12 municípios catarinenses sofrem racionamento de água. Um total de 88 cidades, das 293 do Estado, já decretaram situação de emergência no estado devido à estiagem.

Para tentar combater a estiagem, a defesa civil catarinense vai testar um método de pulverização de nuvens que pode antecipar as precipitações. A técnica consiste em jogar, com a ajuda de um avião, microgotas de água em algumas nuvens que já apresentem condição propícia à chuva. A técnica será aplicada na região do município de Chapecó (a 587 km de Florianópolis).

Rio Grande do Sul

Um total de 46 municípios do Rio Grande Sul estão sofrendo racionamento de água. O problema afeta 1,17 milhão de pessoas. Atualmente, 373 cidades, das 496 existentes no Estado, decretaram situação de emergência devido à estiagem. No ano passado, apesar da falta de chuvas ter prejudicado um número maior de cidades (411), nenhuma chegou a ter problemas de abastecimento.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre seca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página