Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2005 - 10h50

Bolo e show marcam 440 anos da fundação do Rio

Publicidade

da Folha Online

A cidade do Rio comemora nesta terça-feira 440 anos de fundação. O evento programado pela prefeitura para marcar a data termina com o tradicional "Parabéns a Você", com direito a bolo, tapete vermelho e chuva de pétalas de rosa, no largo da Carioca. Um show gratuito de Martinho da Vila será realizado à noite nos Arcos da Lapa.

Às 17h, o cardeal dom Eusébio Oscar Scheid abençoará a cidade aos pés do Cristo Redentor. À noite, a estátua do Cristo ficará azul, graças a uma iluminação concebida pela francesa Agnès P. Winter, que diz ter escolhido a cor para celebrar a paz.

A rua da Candelária, tradicional rua do centro, também ganhará nova iluminação hoje à noite.
3.jul.04/Folha Imagem
Cristo Redentor, um dos cartões postais do Rio
Cristo Redentor, um dos cartões postais do Rio


A festa de aniversário ainda terá um show gratuito de Martinho da Vila, às 21h, nos Arcos da Lapa. A prefeitura programou outros shows para março, incluindo o do americano Lenny Kravitz, que cantará na praia de Copacabana no dia 21.

O Rio de Janeiro foi fundado em 1 de março de 1565 por Estácio de Sá, que liderava a campanha para expulsar os franceses da região. O dia do padroeiro da cidade, São Sebastião, é lembrado no dia 20 de janeiro.

Patrimônio histórico

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) do Rio planejava tombar a estátua do Cristo Redentor nesta terça-feira, em homenagem ao aniversário da cidade. No entanto, por problemas administrativos, a reunião do Conselho Construtivo foi adiada para o dia 10 de março.

Esta reunião consiste na formalização do pedido de tombamento do patrimônio por parte da superintendência local do Iphan --no caso, do Rio-- ao Iphan no âmbito federal, no Ministério da Cultura. Caso o pedido seja aceito, o patrimônio será tombado.

Com Folha de S.Paulo, no Rio

Leia mais
  • Iphan adia decisão sobre o tombamento do Cristo Redentor

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Iphan
  • Leia o que já foi publicado sobre a estátua do Cristo Redentor
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página