Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2005 - 17h53

Unidades de dois complexos da Febem voltam a ter tumulto

Publicidade

da Folha Online

Internos voltaram a promover tumulto na tarde desta sexta-feira nos complexos Tatuapé (zona leste) e Franco da Rocha (Grande São Paulo) da Febem (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor). Na noite de ontem, os dois complexos foram palcos de rebeliões --no Tatuapé, uma fuga em massa também foi registrada.

Segundo a assessoria de imprensa da fundação, nesta tarde, o tumulto atingiu duas das unidades de Franco da Rocha, onde os internos tentaram quebrar cadeados e portões.

Pouco antes, adolescentes da unidade 7 do complexo Tatuapé --que tem 18 unidades-- tentaram impedir educadores sociais de deixar o prédio, ao final do expediente.

Fuga e rebelião

A assessoria de imprensa da fundação ainda não confirmou o número de fugitivos do complexo Tatuapé. Cerca de 300 teriam escapado.

Após a fuga, ocorrida por volta das 22h de quinta, os internos que ficaram no complexo renderam funcionários e promoveram uma rebelião, a 17ª do ano no sistema e 14º no complexo do Tatuapé. Antes, outro motim foi registrado em Franco da Rocha (Grande São Paulo).
R.Cassimiro/Folha Imagem
Policiais recapturam fugitivos do complexo Tatuapé
Policiais recapturam fugitivos do complexo Tatuapé


Em todo o ano passado, a Febem registrou 28 rebeliões em diferentes unidades.

Violência

A fuga em massa levou pânico aos moradores e motoristas que estavam em ruas e avenidas em entorno do complexo, principalmente na Salim Farah Maluf, Celso Garcia e Radial Leste.

Depois da fuga, os jovens que ficaram no complexo iniciaram a rebelião, que atingiu ao menos 4 das 18 unidades.

Armados com barras de ferro e paus os adolescentes renderam três funcionários, atearam fogo em colchões e nas instalações, depredaram o prédio e subiram nos telhados, onde exibiram os reféns.

Cerca de 30 funcionários e ao menos seis internos ficaram feridos e precisaram de atendimento médico.

O complexo tem capacidade para 1.552 internos, divididos nas 18 unidades, e mas abrigava 1.539 antes da fuga, segundo a assessoria da Febem.

Franco da Rocha

Na noite de quinta, em Franco da Rocha (Grande São Paulo), quatro funcionários foram mantidos reféns. Nenhum adolescente conseguiu escapar.

Cerca de 300 internos das unidades 21, 25 e 29 do complexo teriam participado da rebelião. Segundo a assessoria da Febem, um funcionário e cinco adolescentes ficaram feridos.

O complexo possui quatro unidades e abriga 301 internos. A capacidade é para 280.

Leia mais
  • Febem confirma recaptura de 60 dos cerca de 300 fugitivos do Tatuapé
  • Funcionários da Febem realizam assembléia e passeata em São Paulo
  • Febem registra fuga em massa após rebelião em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre rebeliões na Febem
  • Leia mais na especial sobre a crise na Febem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página