Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2005 - 17h33

Ministério Público oferece denúncia contra juiz acusado de matar vigia

Publicidade

da Folha Online

O Ministério Público Estadual ofereceu denúncia de homicídio duplamente qualificado, nesta terça-feira, contra o juiz Pedro Pecy Barbosa de Araújo, 57, acusado de ter matado o vigia José Renato Coelho Rodrigues com um tiro na nuca, no dia 28 de fevereiro, em Sobral (CE).

Nos próximos 15 dias, Araújo deve apresentar sua defesa. Em depoimento à Polícia Civil, o juiz havia afirmado que o tiro fora acidental. O desembargador Ernani Barreira Porto, do TJ (Tribunal de Justiça) do Ceará, será o relator do processo. A expectativa dele é que o caso seja concluído em até três meses.

Para o Ministério Público, o crime foi duplamente qualificado pois ocorreu por um "motivo torpe" e com recurso que "dificultou ou tornou impossível a defesa do ofendido" --pois a vítima foi atingida pelas costas. Neste caso, a pena, segundo o TJ, varia de 12 a 30 anos de reclusão.

O crime ocorreu em um supermercado e foi filmado pelas câmeras do circuito interno de segurança.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, o desentendimento começou quando a vítima impediu Araújo de entrar no estabelecimento para fazer compras, pois ele já estava fechado. Irritado, o juiz apresentou-se como "autoridade" e, com isso, conseguiu a permissão do gerente da loja para entrar.

Entretanto, a concessão não foi capaz de acalmar Araújo. Ainda segundo a secretaria, ele foi ao seu carro para buscar a arma, voltou à loja, agarrou o vigia pelo pescoço e disparou contra a nuca dele. Em seguida, o juiz --continua preso no Comando do Corpo de Bombeiros de Fortaleza-- fugiu.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o juiz Pedro Percy Barbosa de Araújo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página