Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2005 - 23h56

Instituto Evandro Chagas isola nova variante do vírus da gripe

Publicidade

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

Uma nova variante do vírus influenza, que causa a gripe, foi isolada em Belém (PA) pelo Instituto Evandro Chagas, informou nesta terça-feira o chefe do departamento de vírus respiratórios da instituição, Wyller Alencar de Mello.

O vírus B/Jiangsu, de origem asiática, ainda não havia sido registrado na América do Sul e pode causa gripes com um período mais longo de sintomas.

"Normalmente, os casos de gripe duram cerca de cinco dias, diferentemente desse tipo [B/Jiangsu] que pode levar aproximadamente dez dias para o desaparecimento dos sintomas", disse Mello.

O vírus, de origem humana, não tem relação com o vírus causador da gripe do frango, que tem origem aviária.

A denominação dada à nova variante do vírus influenza ocorreu em razão de ela estar relacionada à cepa B/Jiangsu, registrada pela primeira vez na China em 2003 e que já faz parte da composição da vacina para a gripe distribuída pelo Ministério da Saúde.

Conforme relato de Mello, uma mulher, que não teve a identidade revelada, foi a primeira pessoa a ter registrado o vírus B/Jiangsu no organismo na capital paraense.

"Após o isolamento da nova variante do vírus influenza, está sendo feito um seqüenciamento genético do B/Jiangsu que permitirá avaliar sua relação com outras estirpes do influenza B em circulação", declarou Mello.

A Secretaria da Saúde do Pará descartou que a população de Belém esteja sofrendo uma epidemia de gripe.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página