Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2005 - 00h30

Transferência de internos da Febem assusta prefeito de Tupi Paulista

Publicidade

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

O prefeito de Tupi Paulista (663 km a noroeste de São Paulo), Osvaldo José Benetti (PFL), disse ter se assustado, na sexta-feira, quando recebeu um telefonema do secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, informando sobre a transferência de internos da Febem para o Complexo Penitenciário local.

"Quando o secretário me ligou, eu assustei. Eu falei, pô, Febem secretário? (sic) Ele nos informou que estariam sendo transferidos em torno de cem detentos da Febem hoje [ontem]."

Questionado pela reportagem sobre a transferência de um número maior de infratores da instituição para a cidade, já que o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou a transferência de 700 internos para o Complexo Penitenciário local nos próximos dias, Benetti demonstrou surpresa. "Nossa, meu Pai!"

O prefeito disse que espera que as cidades que terão novas unidades da Febem e que receberão detentos do complexo no interior de São Paulo tenham algum tipo de benefício do governo do Estado. "Uma melhora nos repasses na área da saúde, da segurança."

Benetti relatou que Nagashi Furukawa pediu que a medida de transferência dos detentos para o Complexo Penitenciário, inaugurado na quarta-feira, com capacidade para abrigar cerca de 750 detentos, seja encarada com tranqüilidade e como necessária.

"O presídio aqui é de segurança máxima. O detento, nós não temos como escolher. O que nós temos é essa unidade, que foi inaugurada, e não temos como dizer para o Estado que não queremos esse tipo de detento."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Febem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página