Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2005 - 21h57

Prefeito decreta estado de emergência em Salvador

Publicidade

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

Em conseqüência das fortes chuvas que atingem Salvador desde a última terça-feira, o prefeito João Henrique Carneiro (PDT), 45, decretou no final da manhã deste domingo estado de emergência na capital baiana.

Das 0h às 18h, a Defesa Civil havia registrado 290 ocorrências --85 relativas a deslizamento de terra. Segundo a prefeitura, 177 famílias (aproximadamente 700 pessoas) estão desabrigadas. Todas estavam alojadas provisoriamente em creches, igrejas e associações de moradores.

Na manhã deste domingo, duas pessoas de uma mesma família foram internadas no HGE (Hospital Geral do Estado), vítimas de desabamento da casa onde moravam, no bairro do Lobato (periferia).

Marisa Ramos de Araújo, 48, teve lesões na cabeça e escoriações por todo corpo. Osmário Freitas de Araújo, 50, marido de Marisa, levou uma pancada na cabeça e passa bem. Os quatro filhos do casal tiveram ferimentos leves.

Após uma reunião de quase duas horas com secretários, subsecretários, diretores de autarquias e coordenadores das Regiões Administrativas da cidade, o prefeito anunciou o plano de ação para enfrentar os problemas causados pelas chuvas.

Uma das ações é a suspensão dos pagamentos de todas as dívidas da gestão anterior para que os recursos sejam destinados às obras de reparos na cidade e assistência às pessoas que sofreram maiores danos por causa do mau tempo.

João Henrique anunciou, também, que digitadores, engenheiros, arquitetos e assistentes sociais que trabalham para a prefeitura devem se apresentar à Defesa Civil para apoiar a "operação chuva" --medidas de combate aos problemas causados pelos temporais.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre chuvas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página