Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2005 - 10h10

Para 54%, José Serra não tem combatido corrupção em SP

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A maioria dos paulistanos acredita que o prefeito José Serra (PSDB) não tem combatido a corrupção na cidade de São Paulo, revela pesquisa do instituto Datafolha realizada com 1.634 pessoas entre os dias 6 e 7 deste mês.

São 54% dos entrevistados que avaliam como ineficientes as ações nessa área do governo tucano, que completou cem dias de gestão no último domingo.

Para um quarto dos paulistanos, o tucano tem combatido a corrupção. Uma parcela de 21% diz não saber avaliar suas ações nessa área. A administração Serra não quis comentar a pesquisa.

Após três meses de governo, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) obteve uma avaliação melhor que a de Serra. A maior parcela (47%) dizia que ela estava combatendo a corrupção. Para 42%, não estava. Uma parcela de 11% dizia não saber avaliar suas ações nessa área.

Questionados se existem casos de corrupção no governo Serra, 40% dos entrevistados disseram que sim --um empate técnico com Marta, que tinha 37%, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Para 25%, não há casos de corrupção no governo Serra. Os outros 35% disseram não saber.

Em relação à Marta, 42% diziam não existir corrupção em seus três primeiros meses de governo.

Até mesmo entre os entrevistados que declaram ter votado em Serra no segundo turno da eleição para prefeito, em 2004, o tucano é mal avaliado nesse quesito --34% dizem que ele combate a corrupção na cidade de São Paulo, contra 44% que afirmam o contrário.

Serra x Marta

Serra, porém, obtém avaliação positiva num confronto direto com sua antecessora. Quando os entrevistados eram questionados se a corrupção piorou, melhorou ou ficou igual em comparação ao governo petista, um número maior de pessoas (16%) disse que o problema diminuiu, em relação aos que afirmaram que aumentou (9%). A maioria (56%) acredita que a corrupção continua igual. E 18% disseram não saber avaliar.

Quando Marta completou três meses de governo, 49% dos entrevistados disseram que a corrupção havia diminuído em relação ao período da gestão Celso Pitta (hoje sem partido). E só 3% disseram que havia aumentado.

Para o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo, Serra e Marta tiveram desempenho idêntico no início de gestão em relação à corrupção: "Não tomaram nenhuma medida prática para combatê-la". Ele diz que o resultado da pesquisa tem pouca relação com a realidade e são mais uma impressão do que uma opinião formada.

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados --que devem obrigatoriamente ter mais de 16 anos.

O nível de confiança é de 95% --isto é, se fossem realizados cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados obtidos estariam dentro da margem de erro aferida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o prefeito José Serra
  • Leia o que já foi publicado sobre Marta Suplicy
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página