Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2005 - 22h28

Protesto de familiares de presos foi motivado por mal-entendido, diz secretaria

Publicidade

da Folha Online

A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo considerou, em nota, que "não havia necessidade" de que parentes de presos realizassem uma manifestação em frente ao prédio da pasta, no centro de São Paulo, na manhã desta segunda-feira. O desentendimento teria sido causado por um mal-entendido.

O ato reuniu cerca de 4.000 pessoas, segundo a Polícia Militar. O grupo reivindicava mudanças nas regras de visitas às unidades prisionais que estariam permitindo a entrada de apenas um visitante por dia, nos finais de semana.
MLJúnior/Folha Imagem
Mal-entendido motivou protesto de famílias, diz secretaria
Mal-entendido motivou protesto de famílias, diz secretaria


O secretário Nagashi Furukawa admitiu o problema, por meio de sua assessoria de imprensa, e o atribuiu à uma falha de interpretação, cometida por diretores de algumas unidades, sobre uma resolução que entrou em vigor no início deste ano.

A regra, segundo ele, proíbe apenas que a mesma pessoa visite o preso duas vezes por semana --ou seja, no sábado e no domingo--, durante duas semanas consecutivas. Estão permitidas somente visitas de "parentes até 2º grau, cônjuge ou companheiro de comprovado vínculo afetivo".

Segundo Furukawa, a manifestação poderia ter sido evitada pois, há um mês, a secretaria atendeu pedidos dos familiares para que os diretores fossem esclarecidos e solicitou que fosse informada caso o incidente se repetisse.

Quatro advogados e um dos manifestantes foram recebidos nesta tarde por representantes da pasta que voltaram a comprometer-se em notificar os diretores que descumprirem a resolução.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre interdições causadas por manifestações em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página