Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2005 - 09h03

Turista é assassinado durante assalto na praia de Pitangueiras

Publicidade

ALEXANDRE HISAYASU
da Folha de S. Paulo
MARIANA CAMPOS
da Agência Folha, em Santos

Um turista de 42 anos foi assassinado durante um assalto, em plena luz do dia, na praia de Pitangueiras, no Guarujá (litoral sul de SP). Os principais suspeitos são dois surfistas.

De acordo com a PM, o crime ocorreu por volta das 15h de ontem. O farmacêutico João Pedro Barone e a família passeavam pela praia de Pitangueiras quando passaram a ser seguidos pelos dois criminosos.

A polícia acredita que Barone não percebeu a aproximação da dupla. A abordagem aconteceu quando a mulher e a filha do farmacêutico se distanciaram dele.

De acordo com a polícia, uma prancha de surfe foi colocada de pé na areia da praia pela dupla para encobrir o assalto. Os bandidos pediram que o farmacêutico entregasse um colar dourado.

Diante de uma suposta reação de Barone, um dos criminosos disparou um revólver calibre 38 e acertou o pulmão da vítima. A dupla fugiu levando o colar.

Mais assaltos

O farmacêutico morreu no Hospital Santo Amaro. No início da noite, dois rapazes foram presos assaltando turistas na praia da Enseada com um revólver do mesmo calibre do usado no assassinato. Os suspeitos também estariam com uma prancha de surfe.

Segundo informações da Polícia Civil, um dos rapazes detidos foi reconhecido pela mulher da vítima como sendo o responsável por ter atirado contra Barone.

Segundo a polícia, Barone morava em Araçatuba (530 km de São Paulo) e estava no Guarujá para passar o feriado com a família em uma casa alugada próxima à praia de Pitangueiras.

Em janeiro deste ano, como parte das medidas para controlar a criminalidade nas praias do Guarujá, foram instaladas dez câmeras de vídeo em toda a orla da praia de Pitangueiras. As câmeras, porém, só ficaram no local por apenas um mês.

A expectativa da polícia era que houvesse a redução de até 50% na ocorrência de alguns delitos na região. A Secretaria da Segurança Pública não divulgou os índices de criminalidade deste ano. Em 2004, foram registrados 19 homicídios dolosos (com intenção) na cidade. Esse número, porém, era ainda maior em 2003: 44. O número de roubos também sofreu redução de 2003 para 2004.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura do Guarujá, já há um projeto para instalar novamente as câmeras não só na praia de Pitangueiras, mas também em Enseada e Astúrias.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre assaltos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página