Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2005 - 13h18

Deputados encontram irregularidades em cinco hospitais estaduais do Rio

Publicidade

da Folha Online

A comissão da Saúde da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) deve entregar nesta segunda-feira ao Ministério Público um dossiê sobre irregularidades encontradas em cinco hospitais estaduais do Rio.

Os funcionários das unidades informaram ao presidente da comissão, o deputado Paulo Pinheiro (PT), que faltam leitos para os pacientes que procuram as emergências dos hospitais Getúlio Vargas (Penha), Bonsucesso, Saracuruna (Caxias), Antônio Pedro e Azevedo Lima (ambos em Niterói).

No domingo, membros da comissão visitaram os hospitais e confirmaram as denúncias. Além do Ministério Público, o relatório também será encaminhado ao secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, e ao secretário municipal de Saúde de Niterói, Francisco D'Ângelo.

Crise

A crise da saúde no Rio se agravou no final de fevereiro, quando a prefeitura suspendeu o atendimento de emergência nos hospitais Cardoso Fontes e Andaraí sob alegação de que os recursos repassados pelo Ministério da Saúde eram insuficientes para a manutenção das unidades.

O governo federal decretou estado de calamidade pública no sistema de saúde do município --publicado no "Diário Oficial" do dia 11 de março. A intervenção atingiu os hospitais da Lagoa, Andaraí, Jacarepaguá, Ipanema, Souza Aguiar e Miguel Couto.

No entanto, no último dia 20, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a intervenção nos hospitais municipais Souza Aguiar e Miguel Couto por considerar inconstitucional.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre hospitais do Rio
  • Leia mais sobre a crise nos hospitais do Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página