Publicidade
Publicidade
17/05/2005
-
00h17
da Folha Online
A implantação do Bilhete Único ajudou a fiscalizar os perueiros e reorganizar o transporte público rodoviário em São Paulo, de acordo com Cristina Baddini, coordenadora de gestão da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos). O sistema, que completa um ano no próximo dia 18, foi uma das bandeiras da petista Marta Suplicy (2000-2004) e é a principal herança recebida pelo prefeito José Serra (PSDB).
Segundo Baddini, um dos conflitos mais freqüentes entre as prefeituras e os perueiros é que as programações de viagens são feitas, só são cumpridas em horários de pico, quando a freqüência de passageiros as torna mais lucrativas. "Com os validadores instalados nos veículos, fica mais fácil fiscalizar os horários e o número de passageiros. Do ponto de vista do usuário, é ótimo. Se não estiver bom, ele pode reclamar para o Poder Público, e não para os perueiros", opina.
Os dados coletados por meio dos validadores ainda ajudam a prefeitura a detectar linhas ociosas e superlotadas, facilitando o estudo da "movimentação das pessoas na cidade".
Pesquisas realizadas anualmente pela entidade refletem que o Bilhete Único priorizou a mobilidade da parcela mais carente da população. Entretanto, para Baddini, ainda resta uma etapa muito importante --a integração com o metrô. "Estes passageiros vivem na cidade, não têm que pagar de forma segmentada pelo transporte", diz.
Para ela, antes disso, é preciso analisar o preço da tarifa. "Não deve ser eqüivalente a dos ônibus, mas não pode apenas somar as duas passagens. Deve haver um preço intermediário, que estimule o uso da integração e, conseqüentemente, privilegie quem completa seu trajeto a pé."
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o Bilhete Único
Em um ano, Bilhete Único ajudou a fiscalizar perueiros, diz ANTP
Publicidade
A implantação do Bilhete Único ajudou a fiscalizar os perueiros e reorganizar o transporte público rodoviário em São Paulo, de acordo com Cristina Baddini, coordenadora de gestão da ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos). O sistema, que completa um ano no próximo dia 18, foi uma das bandeiras da petista Marta Suplicy (2000-2004) e é a principal herança recebida pelo prefeito José Serra (PSDB).
Segundo Baddini, um dos conflitos mais freqüentes entre as prefeituras e os perueiros é que as programações de viagens são feitas, só são cumpridas em horários de pico, quando a freqüência de passageiros as torna mais lucrativas. "Com os validadores instalados nos veículos, fica mais fácil fiscalizar os horários e o número de passageiros. Do ponto de vista do usuário, é ótimo. Se não estiver bom, ele pode reclamar para o Poder Público, e não para os perueiros", opina.
Os dados coletados por meio dos validadores ainda ajudam a prefeitura a detectar linhas ociosas e superlotadas, facilitando o estudo da "movimentação das pessoas na cidade".
Pesquisas realizadas anualmente pela entidade refletem que o Bilhete Único priorizou a mobilidade da parcela mais carente da população. Entretanto, para Baddini, ainda resta uma etapa muito importante --a integração com o metrô. "Estes passageiros vivem na cidade, não têm que pagar de forma segmentada pelo transporte", diz.
Para ela, antes disso, é preciso analisar o preço da tarifa. "Não deve ser eqüivalente a dos ônibus, mas não pode apenas somar as duas passagens. Deve haver um preço intermediário, que estimule o uso da integração e, conseqüentemente, privilegie quem completa seu trajeto a pé."
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice