Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2005 - 09h38

Em um ano, foram vendidos 7,8 mi cartões do Bilhete Único em SP

Publicidade

da Folha Online

Desde a implantação do Bilhete Único, que completa um ano na quarta-feira (18), mais de 7,8 milhões de cartões magnéticos foram vendidos aos passageiros da rede de transporte público rodoviário de São Paulo, segundo a SPTrans (São Paulo Transportes), empresa que gerencia o setor. Entretanto, apesar dos benefícios, ainda restam problemas.

Com o sistema, o passageiro pode utilizar quantas conduções precisar, durante duas horas após o pagamento da primeira tarifa. Para isso, ônibus e peruas autorizadas foram equipados com validadores capazes de ler chips contidos em cartões magnéticos que podem ser adquiridos e recarregados pelos passageiros em postos da SPTrans e casas lotéricas.

O desconto fez com que aumentasse o número de conduções consecutivas tomadas por aqueles que, antes, costumavam completar seus trajetos a pé ou com veículos não-motorizados, como bicicletas.



Além do modelo comum, também foram criadas versões do Bilhete Único para estudantes e trabalhadores com vales-transporte, que têm direito à tarifa reduzida. Cartões específicos também permitem que o sistema compute a isenção para idosos, deficientes físicos, auditivos, visuais, gestantes e obesos. O passageiro pode obtê-los na subprefeitura correspondente à região em que vive.

Em caso de perda do cartão, ele deve ser bloqueado. Para isso, o passageiro comum deve telefonar para o 156, informar seu RG, CPF, telefone e número do bilhete --fornecido no recibo da última recarga, por exemplo. A segunda via custa o equivalente a sete passagens --R$ 14-- e a restituição dos créditos pode ser efetuada 72 horas após o telefonema, em um dos postos da SPTrans.

Com Folha de S.Paulo

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Bilhete Único
  • Saiba mais sobre o Bilhete Único
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página