Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 02h31

Investimentos imobiliários impulsionaram crescimento em Bertioga

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

O município de Bertioga (litoral de São Paulo) foi o que conquistou maior ritmo de crescimento populacional nos últimos cinco anos, no Estado de São Paulo, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). O índice foi de 8,4% ao ano. Com isso, a região deve alcançar cerca de 44.517 habitantes em 2005.

Os investimentos no setor imobiliário são o principal motivo apontado para a obtenção destes resultados. Para a secretária municipal de Habitação e Planejamento, Lucília Goulart, o aumento é "visível" e ainda há "outros empreendimentos em fase de aprovação".

Segundo Bernadete Waldvogel, gerente de Indicadores e Estudos Populacionais da Seade, "a oferta de imóveis de alto padrão atraiu turistas que freqüentam a região nos finais de semana. Este movimento costuma vir acompanhado de um aumento também na população residente. Trata-se das pessoas que trabalham na construção civil e na prestação de serviços, como restaurantes e hotéis".

A secretária confirma a suspeita. "O ramo da construção civil é o que mais emprega, em Bertioga. Entretanto, este crescimento deve ser acompanhado de perto, pois 85% da área do município é de preservação ambiental. Para evitar ocupações irregulares, realizamos monitoramentos aéreos e terrestres", diz.

Leia mais
  • Bertioga tem maior aumento populacional do Estado de São Paulo
  • Pesquisa Seade aponta que SP atinge 40 milhões de habitantes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Fundação Seade
  • Leia mais sobre a pesquisa no especial Crescimento Populacional em SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página