Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 12h05

Polícia apreende arma e celulares após rebelião em unidade da Febem

Publicidade

da Folha Online

Depois de uma rebelião que durou aproximadamente quatro horas e meia, a polícia apreendeu nesta quarta-feira um revólver calibre 38 e três celulares no complexo Raposo Tavares da Febem (Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor), na zona oeste de São Paulo. Dois dos celulares seriam de funcionários.

O motim começou às 5h, com uma tentativa de fuga. Sem conseguir escapar, os internos renderam quatro funcionários e atearam fogo em colchões.

Após negociação, a tropa de choque da Polícia Militar entrou na unidade para fazer uma revista. Não houve confronto.

Segundo dados da própria Febem, esta foi a 28ª rebelião do ano em unidades do Estado. O número é igual ao registrado em todo o ano passado.

Ferido

Um interno foi ferido com um tiro na perna --disparado supostamente por colegas-- e medicado. Ao menos um dos funcionários mantidos reféns foi agredido pelos rebelados.

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a rebelião ocorreu em uma das cinco unidades do complexo. A unidade abriga 117 internos, 17 a mais que a capacidade.

Mudança

Na última segunda-feira (16), o promotor de Justiça Cesar Morales assumiu interinamente a presidência da Febem, em substituição a Alexandre de Moraes, que deve assumir o Conselho Nacional de Justiça.

O outro cargo ocupado por Moraes, o de secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, foi ocupado pelo advogado Hédio Silva Júnior. A posse também ocorreu na segunda-feira.

Celulares

Levantamento da Promotoria da Infância e Juventude de São Paulo sobre o descontrole nas unidades revelou que os celulares, velha ameaça nos presídios, onde é usado na preparação de rebeliões e fugas, agora coloca em risco a segurança nas unidades da Febem.

De acordo com o levantamento, neste início de ano, um aparelho foi apreendido a cada três dias, em média, só em três complexos da instituição na capital paulista --que abrigam mais de um terço de todas as unidades de internação do Estado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fugas ou rebeliões na Febem
  • Leia mais sobre a crise na Febem
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página