Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2005 - 10h28

São Paulo quer organizar olimpíada gay em 2009

Publicidade

FABIO SCHIVARTCHE
da Folha de S.Paulo

Sede da maior Parada Gay do mundo, a cidade de São Paulo tenta agora receber a olimpíada gay. Hoje, o presidente da São Paulo Turismo (antiga Anhembi), Caio Luiz de Carvalho, apresenta a candidatura da metrópole para sediar a segunda edição do Outgames, em 2009.

O oferecimento será feito ao ex-nadador e medalhista olímpico (prata em Seul, em 1988) Mark Tewksbury, homossexual assumido e considerado um dos "heróis" do movimento gay. Ele presidirá a primeira edição do Outgames, prevista para o ano que vem em Montréal, no Canadá --que deve reunir 16 mil atletas.

Essa competição é uma dissidência da original, chamada de Gay Games, cuja próxima edição está confirmada para 2006 em Chicago, nos Estados Unidos.

O Outgames não restringirá a participação apenas a atletas homossexuais. Sob a bandeira de promover o respeito e o entendimento entre comunidades gays de todo o mundo, pretende juntar também competidores deficientes e portadores do vírus HIV, além de simpatizantes.

Os organizadores da Parada Gay --que acontece no domingo (29) e estima reunir 2 milhões de pessoas-- apóiam a candidatura de São Paulo para sediar a competição esportiva.

A 9ª edição da parada prevê a chegada de cerca de 400 mil visitantes de outros Estados até sábado, o que já está movimentando o setor turístico na cidade.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre parada gay
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página