Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2005 - 22h44

Prefeito de Guarulhos propõe parceria na segurança; secretário recusa

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

O prefeito de Guarulhos (Grande São Paulo) e coordenador-geral do Fórum Metropolitano de Segurança Pública, Elói Pietá (PT), defendeu nesta terça-feira a "atuação complementar" dos governos estaduais e municipais, na área da segurança pública, durante a divulgação dos resultados do "Mapa da Violência" --pesquisa promovida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no Estado de São Paulo.

Pouco depois, o secretário estadual da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, criticou a falta de investimento da União no setor e afirmou que "os prefeitos devem parar de gastar com balas para revólveres calibre 38". "É o que eu digo aos prefeitos. Coloquem iluminação nas ruas, abram escolas nos finais de semana, fechem bares onde o álcool é fator determinante na ocorrência de homicídios."

Na ocasião, foi apontada queda no número de homicídios registrados nos últimos cinco anos, em São Paulo. O movimento é contrário ao identificado no restante do país, segundo Julio Jacobo Waiselfisz, responsável pelo estudo.

Para Pietá, "os resultados vieram graças a ações inovadoras" e deveriam ser criados conselhos de segurança que atuassem em âmbito municipal.

Em contrapartida, Abreu Filho afirmou que uma das origens da violência são as "gastas relações interpessoais". "Os resultados da pesquisa são ainda mais positivos pois, neste período, a cidade foi favelizada", disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Elói Pietá
  • Leia o que já foi publicado sobre Saulo de Castro Abreu Filho
  • Leia o que já foi publicado sobre apreensões de armas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página