Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/05/2005 - 17h27

Saúde cria política de combate aos câncer de mama e colo de útero

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O ministro da Saúde, Humberto Costa, afirmou nesta quarta-feira que o ministério vai lançar nos próximos 40 dias uma política nacional, dirigida à prevenção de câncer de mama e de colo de útero.

Segundo ele, é preciso aumentar o número de mamógrafos no país e maximizar o uso dos equipamentos que já existem. "Fizemos uma correção no valor pago por mamografia no ano passado e vamos fazer uma outra agora para tornar esse tipo de serviço mais interessante para o setor privado."

Costa afirma que, além da aquisição de mamógrafos, o ministério pretende investir no treinamento de profissionais para a realização do exame.

O ministro compareceu à divulgação da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Saúde 2003, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com a pesquisa, mais de um terço das brasileiras com mais de 40 anos nunca realizaram exame clínico das mamas.

Costa afirma que pretende adotar o exame como uma norma no exame físico do Programa Saúde da Família.

Ele citou também a dificuldade encontrada pela população no acesso aos serviços de saúde, como as filas para atendimentos básicos e a demora para conseguir exames ou cirurgias.

"Apesar disso, quando as pessoas chegam a ser atendidas, fica evidente que a qualidade do serviço prestado é boa", disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Pnad
  • Leia o que já foi publicado sobre crise em hospitais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página