Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2005 - 20h12

Dupla assalta Fatec horas antes de prédio ser inaugurado por Alckmin

Publicidade

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha, em São José do Rio Preto

Dois homens armados e encapuzados mantiveram o segurança refém e assaltaram a unidade da Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São José do Rio Preto (440 km a noroeste de São Paulo). O roubo aconteceu horas antes de o prédio ser inaugurado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que classificou o crime como uma "coincidência".

"Pode ser uma coincidência. A gente não pode fazer uma afirmação, mas a polícia já está mobilizada e vamos identificar e prender os criminosos", afirmou.

Por volta da 1h desta sexta-feira, os assaltantes renderam o segurança da faculdade José Augusto Garcia, 50, quando ele foi atender uma ligação em um telefone público no pátio do prédio. Garcia foi levado para uma das salas de aula, amordaçado e mantido refém por cerca de duas horas.

Segundo o boletim da ocorrência registrado na polícia pela diretora da Fatec, Sônia Regina Correia Fernandes, os dois homens roubaram 15 computadores do laboratório de informática e um outro que estava na sala da direção da unidade. O carro do segurança, um Santana, também foi levado.

Após carregar um veículo que seria uma Kombi, "pelo barulho do motor", a dupla fugiu. O segurança, que foi mantido imobilizado, conseguiu se soltar e fugir da sala, que estava trancada, por uma saída do ar-condicionado, depois de remover o aparelho da estrutura que o prendia à parede.

Ferido nos braços, Garcia passaria nesta sexta por um exame de corpo de delito.

O delegado titular da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Rio Preto, Osmar Ribeiro Santos, descartou que a polícia trabalhe com a hipótese de o crime ter conotação política. "Trabalhamos com a linha de investigação de um roubo."

Segundo o delegado, no final da tarde, o carro roubado do segurança da faculdade foi encontrado abandonado.

Por meio da assessoria de comunicação, a direção da Fatec em São Paulo informou que os equipamentos roubados na unidade de Rio Preto serão repostos "no menor tempo possível" e que o roubo dos computadores não trará prejuízos aos alunos.

No local onde foi inaugurada ontem a Fatec funcionou, até dezembro de 2002, a cadeia pública da cidade.

Protesto

Durante a solenidade de inauguração do prédio, que custou R$ 2,5 milhões, o governador anunciou a implantação de medidas para o combate à criminalidade na zona norte de Rio Preto, onde está localizada a Fatec.

"Já determinei ao doutor Saulo [de Castro Abreu Filho, secretário da Segurança Pública] que ele traga para cá uma proposta de centro integrado de ação policial, reunindo Polícia Civil, Polícia Militar a Guarda Municipal e o Juizado de Pequenas Causas."

Alckmin foi alvo de protestos de professores durante o evento. Empunhando faixas, sendo que uma delas trazia os dizeres, "Alckmin e [Gabriel] Chalita [secretário estadual da Educação], dez anos de descaso com a educação pública", o grupo de dez manifestantes se posicionou ao fundo de onde se realizava a cerimônia e se manteve, durante parte do discurso, de costas para o palanque.

Para uma das manifestantes, a professora Osnilda Graça, 55, o governador "alardeia bravatas na área da educação". Ela disse que o protesto tinha como objetivo "reivindicar um ensino de qualidade e valorização do magistério".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre assaltos
  • Leia o que já foi publicado sobre a Fatec
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página