Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2005 - 23h16

Campanha do desarmamento transforma armas em brinquedos

Publicidade

da Folha Online

Foi inaugurado hoje em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, um parque de diversões construído com o ferro derretido das armas arrecadadas na Campanha Nacional do Desarmamento.

O processo de transformação dos armamentos em brinquedos foi executado por meio de doações. Já as gangorras, balanços e escorregadores foram pintados e instalados pela própria comunidade do Conjunto Residencial Grão Pará, onde funcionará o parque.

O "Parque dos Brinquedos" de Nova Iguaçu é o segundo construído com ferro de armas derretidas pela Campanha do Desarmamento. O primeiro foi instalado em Sapopemba, em São Paulo, em novembro no ano passado.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, elogiou a idéia por "transformar um instrumento de morte em um instrumento de vida, de criação".

Iniciada em agosto de 2004 a Campanha do Desarmamento já recebeu 360 mil armas. O recolhimento segue até o dia 23 de junho. Levantamento feito pelos Ministérios da Justiça e da Saúde apontam que com a iniciativa houve redução no número de internações hospitalares causadas por armas de fogo nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, comparando-se os sete primeiros meses de 2004 com os sete primeiros meses de vigência da Campanha.

Segundo a pesquisa, as internações de vítimas de armas de fogo, que chegavam a 180 por mês no Rio de Janeiro, caíram para 160. Em São Paulo, passaram de 475 para 442 por mês.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Campanha do Desarmamento
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página