Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2005 - 09h19

Inverno começa com chuva e frio em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

O inverno começou na madrugada desta terça-feira com chuva e frio em São Paulo. Uma chuva fraca ainda atinge pontos isolados da cidade.

A meteorologista Ana Beatriz Porto, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), afirma que as condições devem começar a mudar a partir de quarta (22), com o afastamento do sistema que atua sobre a região. De acordo com ela, a previsão para o inverno é de temperaturas ligeiramente acima da média.

Dados do Inmet apontam que a mínima média para o mês de junho é de 12ºC; de julho, 11ºC; e de agosto, 12ºC. A máxima média é de 22ºC em junho e em julho e 23ºC em agosto. Há possibilidade, ainda, de que ocorram temporais no período.

Temperatura

O Inmet ainda não divulgou a temperatura mínima registrada na cidade nesta terça. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura, a menor temperatura foi registrada na região de Parelheiros (zona sul), com 13,2ºC.

O Inmet faz as medições no mirante de Santana (zona norte). Já o CGE, possui estações medidoras em diversas regiões da cidade.

Chuva

Na segunda-feira, áreas de instabilidade vindas do interior, associadas a uma frente fria que atua sobre o Estado, causaram chuva. O CGE colocou a cidade em estado de atenção pela manhã e à tarde.

O estado de atenção é o segundo de quatro estágios. Ele significa que há alagamentos na cidade, mas que são "controláveis". O primeiro estágio é o de observação; o terceiro, de alerta (quando ocorrem transbordamentos de rios ou córregos), e o quarto, de emergência.

Sul

A previsão para a região Sul é de frio mais intenso. Há possibilidade de geadas.

As ondas podem atingir cerca de quatro metros de altura até a próxima quarta-feira, nas costas catarinense e gaúcha. No Paraná, em alto-mar, as ondas devem chegar a três metros de altura. A recomendação é que embarcações de pequeno e médio portes evitem navegar.

Segundo a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), as condições são causadas pela presença de uma forte massa de ar polar. Quanto ao frio, a recomendação é que moradores de rua busquem abrigo e agricultores adotem medidas para proteger as lavouras.

Leia mais
  • Mau tempo prejudica operações de pouso e decolagem no Rio

    Especial
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página