Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2005 - 16h17

Polícia tenta localizar grupo que fugiu de presídio em SP

Publicidade

da Folha Online

A polícia tenta localizar os presos que fugiram na madrugada desta quarta-feira da P-1 de Presidente Venceslau (620 km a oeste de São Paulo), onde, na semana passada, uma rebelião terminou com cinco rivais decapitados.

Os presos escaparam por um túnel, mas o número ainda é incerto. Informações iniciais apontavam que cerca de dez teriam escapado e dois teriam sido recapturados. A Secretaria da Administração Penitenciária afirma que deve divulgar um balanço somente no final da tarde.

Descoberta por volta das 3h, a fuga pode ter sido planejada durante a rebelião da semana passada. Segundo o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo, presos de dois pavilhões permanecem soltos desde o motim, que destruiu parte da penitenciária.

Segundo Edevan Pedro da Silva, coordenador regional do Sindicato, a precariedade das instalações permitiu a fuga. "Um novo motim ou uma fuga, como a que veio a ocorrer nesta madrugada, já era de se esperar", disse o coordenador do sindicato.

Rebelião

No último dia 14, presos degolaram cinco rivais e exibiram as cabeças arrancadas em hastes de ferro em cima de uma das lajes do presídio. A rebelião terminou cerca de 30 horas depois. Agentes penitenciários foram mantidos reféns.

Com o término do motim, cerca de 200 presos foram transferidos. Com capacidade para 680 presos, a penitenciária abrigava 780 até a ocasião.

Inaugurada em 5 de dezembro de 1961, a Penitenciária Zwinglo Ferreira, conhecida como P-1, é uma das mais antigas do Estado enfrentou nos últimos dez anos outras duas rebeliões.

Em 1986, numa tentativa de fuga, 14 presos foram mortos, segundo o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de São Paulo. Já em 2001, detentos da unidade aderiram à megarrebelião promovida pelo PCC. No episódio não houve reféns e nem mortos.

Leia mais
  • Termina rebelião de presos em Rondonópolis

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fuga de presos
  • Leia o que já foi publicado sobre rebeliões de presos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página