Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2005 - 22h10

Abalo sísmico assusta moradores na região metropolitana de Belo Horizonte

Publicidade

da Agência Folha

Apesar de ter sido considerado pelos especialistas como um terremoto de magnitude baixa, o tremor de terra ocorrido na madrugada desta quinta-feira, em Nova Lima (MG), assustou muitas pessoas. Principalmente quem acordou com o barulho que a terra faz ao mover-se e com os objetos tremendo.

"Tudo dentro do meu quarto tremia. Fiquei com medo, com muito medo", disse a empregada doméstica Ana Pereira Gomes, 30. Ela dormia acompanhada do filho de 5 anos na casa onde trabalha, no condomínio Pasárgada, em Nova Lima.

"Pensei que a casa estivesse caindo. Fiquei em cima do meu filho para protegê-lo. Foi péssimo."

A tradutora Helena Mader, que já vivenciou alguns terremotos nos Estados Unidos, teve a impressão, ao acordar, de que enfrentava mais um deles. "Acordei com a sensação de que um gigante estava andando no meu telhado. O teto da casa vibrava. Pensei: 'Deve ser um terremoto, mas isso não pode acontecer por aqui.'"

O engenheiro Roberto de Carvalho Coutinho, que integra o conselho de Defesa Civil de Nova Lima, disse que diversas pessoas relataram a ele que tiveram a impressão de que uma onda havia passado pelo chão.

O chefe de segurança Fernando Pires, responsável pelo condomínio Morro do Chapéu e morador de um condomínio vizinho, disse ter imaginado que a represa localizada ao lado havia rompido.

"Depois, saí para a rua e vi que isso não tinha acontecido, porque haveria água na área do condomínio. Foi feio demais. Tudo tremia e havia um barulho muito forte e alto."

A empregada doméstica Lidiane Pereira da Silva disse que sua cama chegou a sair do lugar com o terremoto.

"Fiquei com muito medo, mas não falei nada para não pensarem que eu estava doida. Pela manhã, quando o filho da minha patroa disse que também tinha sentido [o tremor], vi que não tinha sonhado."

O sismólogo Vasile Marza disse que um tremor dessa magnitude tem a duração máxima de cinco segundos na superfície.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página