Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2005 - 17h56

Gaviões e Mancha Verde competirão entre si no Carnaval 2006

Publicidade

GABRIELA MANZINI
da Folha Online

Por serem escolas de samba oriundas de torcidas uniformizadas, Gaviões da Fiel e Mancha Verde foram tiradas da competição regular pelo título de campeãs do Carnaval de São Paulo e competirão entre si em 2006, no chamado Grupo Especial de Escolas de Samba Esportivas. A determinação foi divulgada nesta quinta-feira pela Liga das Escolas de Samba da cidade.

Com a separação, as escolas terão apenas 75 minutos para se apresentar, após o Grupo de Acesso, no domingo de Carnaval. A previsão é que o desfile da Mancha comece às 4h e o da Gaviões, às 5h10. Como a data coincide com o primeiro dia de desfiles das escolas do Grupo Especial do Rio, diminuem as chances da apresentação ser televisionada.

Dona de uma das maiores torcidas, a Gaviões entrou com um pedido de liminar na Justiça para tentar reverter o quadro e ameaça desistir de desfilar, caso a sentença seja desfavorável. "Nos parece só uma desculpa de quem não queria ver a alegria da Gaviões da Fiel na avenida e na arquibancada", escreve em nota divulgada no site oficial.

Para Alexandre Marcelino Ferreira, presidente da liga, a medida está de acordo com o regulamento vigente. É a primeira vez, no entanto, que o uso do dispositivo será necessário. Neste ano, a Gaviões venceu no Grupo de Acesso e voltou ao Grupo Especial --do qual a Mancha faz parte.

"A decisão foi tomada em assembléia geral. [Entrar na Justiça] é um direito da Gaviões, mas é um regulamento vigente desde 2002", diz o presidente da liga. Ambas escolas chegaram a pedir que o caso fosse reconsiderado, mas a separação voltou a ser aprovada em assembléia geral, segundo Ferreira.

Os desfiles do Grupo Especial regular começam às 22h45 de sexta, dia 24 de fevereiro, com a Rosas de Ouro. Em seguida, às 23h50, é a vez da Nenê de Vila Matilde; à 1h, da Acadêmicos do Tatuapé; às 2h10, da Império da Casa Verde; às 3h20, da Camisa Verde e Branco; às 4h30, da Vai-Vai e, às 5h40, da Mocidade Alegre.

No sábado, dia 25, quem abre os desfiles é a Unidos do Peruche, às 22h15. Depois, vêm a Tom Maior, às 23h20; a Acadêmicos do Tucuruvi, à 0h30; a Águia de Ouro, à 1h40; a Unidos de Vila Maria, às 2h50; a Leandro de Itaquera, às 4h; e, por fim, a X-9 Paulistana, às 5h10.

A reportagem tentou entrar em contato com redes de televisão para saber se haveria interesse em transmitir os desfiles da Gaviões e da Mancha, mas não obteve resposta. Também não foi possível entrar em contato com representantes da Mancha Verde.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Carnaval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página