Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2005 - 06h00

Serra é o prefeito de SP com melhor avaliação após 6 meses, diz Datafolha

Publicidade

da Folha Online

Pesquisa Datafolha publicada na edição desta sexta da Folha mostra que José Serra (PSDB) é o prefeito de São Paulo mais bem avaliado dos últimos 20 anos ao completar o primeiro semestre no cargo.

Segundo a pesquisa, 30% dos paulistanos consideram o desempenho de Serra bom ou ótimo. Marta Suplicy (PT), por exemplo, tinha 20% de bom ou ótimo após oito meses no cargo.

A reportagem mostra que em abril, 20% consideravam a gestão tucana ótima ou boa, 35%, regular, e 37%, ruim ou péssima. Agora, Serra tem 44% de regular e 23% de ruim ou péssimo.

Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, "há uma grande chance de Serra ter capitalizado a seu favor a crise política que revelou o escândalo do mensalão".

Melhor e pior

Curiosamente, as três áreas em que Serra tem seu desempenho mais bem avaliado pelos paulistanos são exatamente as mesmas em que os eleitores apontam sua pior atuação. Segundo o Datafolha, saúde, educação e transporte público são vistas, ao mesmo tempo, como o pior e o melhor da administração tucana na cidade.

"O fato de as áreas avaliadas como as mais bem e mal cuidadas serem as mesmas demonstra que são esses os setores que mais preocupam o paulistano", disse Mauro Paulino.

Segundo a reportagem, comparados às promessas de campanha do então candidato José Serra, os avanços em políticas públicas de cada uma dessas áreas ainda são pouco visíveis.

"Tema central da campanha eleitoral, a área da saúde avançou pouco até agora. O problema no abastecimento de remédios nos postos de saúde, herança das administrações anteriores, continua crônico. O estoque de medicamentos foi refeito, mas a entrega dos remédios ainda é deficitária. A reposição chega a demorar dois meses, segundo a própria Secretaria Municipal da Saúde", diz a reportagem.

Planalto 2006

O Datafolha também perguntou aos eleitores se aprovaria uma eventual candidatura de Serra para a Presidência da República em 2006. A maioria dos paulistanos (67% dos entrevistados pelo instituto Datafolha) afirma que ele não deveria deixar o cargo para disputar a eleição.

Segundo a reportagem, o desejo de que o prefeito não se afaste do cargo para concorrer à Presidência em 2006 aumenta à medida que o grupo entrevistado tem maior escolaridade e maior renda familiar.

"No grupo que afirma ter votado em Serra no ano passado, 65% não quer vê-lo abandonar o cargo para disputar a eleição. Menos de um terço (28%) dos entrevistados diz que Serra deveria se afastar da prefeitura para concorrer à Presidência. Entre os que aprovam sua administração, a taxa chega a 37%", diz a reportagem.

Metodologia

A pesquisa do Datafolha foi realizada anteontem. Os técnicos do instituto entrevistaram 1.002 pessoas acima de 16 anos. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem realizados cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados permaneceriam dentro da margem de erro prevista.

Na reportagem, o Datafolha afirma que a comparação entre a avaliação de Serra e a dos cinco prefeitos anteriores não fica prejudicada pelo fato de compreenderem períodos distintos. A do tucano foi feita após sete meses de gestão. A de Marta Suplicy (PT), depois de oito meses. A dos outros, após seis meses.

Especial
  • Veja o site do Datafolha
  • Leia o que já foi publicado sobre o prefeito José Serra
  • Leia na Folha a íntegra das reportagens sobre a pesquisa Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página