Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2005 - 18h57

São Paulo atinge a marca de 40 mi de habitantes, diz Seade

Publicidade

da Folha Online

O Estado de São Paulo atingiu a marca de 40 milhões de habitantes às 14h36 de sábado, de acordo com estimativas da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). O número supera a população de 178 países e eqüivale a 21% da população brasileira.

Um dos bebês nascidos hoje na entidade filantrópica Amparo Maternal foi escolhido para simbolizar a marca atingida. Seu nome é Arthur Gomes de Almeida. Ele nasceu com quase quatro quilos. A entidade, que fica na Vila Clementino (zona sul de São Paulo), realiza mais de 1.100 partos por mês.

No site da fundação, é possível acompanhar o aumento populacional por um cronômetro. Às 17h14, o contador marcava 40.000.189 habitantes no Estado.

Entre todos os países da América do Sul, apenas a Colômbia abriga uma população superior à de São Paulo, com 45,3 milhões de habitantes. Cerca de 11% dos sul-americanos, inclusive, mora em território paulista.

A pesquisa, divulgada em maio, teve como base informações sobre pessoas vivas e mortas provenientes dos cartórios de registro civil e os resultados dos Censos Demográficos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No último período censitário, 1991-2000, o número de moradores no Estado cresceu acima da média nacional --1,8% contra 1,6% do país. Na década de 50, quando ocorreu a maior expansão, São Paulo cresceu 3,6% ao ano e o Brasil, 3,2%.

O estudo também aponta o processo de envelhecimento da população residente no Estado. A faixa etária que mais cresceu foi a de 45 e 49 anos, com 4,2% ao ano. O número de habitantes na terceira idade --com 60 anos ou mais-- também apresentou aumento, com 510 mil pessoas.

O volume de crianças e adolescentes com até 15 anos foi o que registrou menor crescimento neste período, de 1% ao ano.

O número de mulheres também é consequentemente maior que o de homens pois, ainda segundo a Seade, a expectativa de vida feminina é oito anos mais longa que a masculina. A disparidade cresce entre aqueles que têm de 60 a 74 anos. Nesta faixa, há 82 homens para cada 100 mulheres.

Faixa etária

Com uma população de 1.956 habitantes, Águas de São Pedro (190 km de São Paulo) possui a faixa etária mais alta do Estado. As pessoas com 60 anos ou mais representam 21% da população da cidade, com 413 pessoas.

O município tem o segundo melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, ficando atrás apenas de São Caetano do Sul (Grande SP), segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

A segunda cidade com população mais velha é Santana da Ponte Pensa (614 km da capital). Das 1.796 pessoas, 348 são sexagenárias --o equivalente a 19,38% do total. Já Itaquaquecetuba (Grande São Paulo) apresenta o menor número de moradores acima de 60 anos, com 4,23%.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o Crescimento Populacional de SP
  • Leia o que já foi publicado sobre a Fundação Seade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página