Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2005 - 16h30

AMB lança campanha para simplificar termos jurídicos

Publicidade

da Folha Online

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) lançou nesta quinta-feira a Campanha pela Simplificação da Linguagem Jurídica, o chamado "juridiquês". O evento ocorreu no faculdade de direito da FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio. Os estudantes de direito serão o alvo inicial dos trabalhos.

Com participação do professor Pasquale Cipro Neto, colunista da Folha, a associação pretende trocar expressões em latim por palavras mais simples, que sejam compreensíveis para as pessoas leigas sobre o assunto.

"Essa iniciativa da AMB é muito importante, porque é fundamental que as pessoas consigam compreender aquilo que o outro fala. Por isso é necessária a utilização de uma comunicação cada vez mais precisa sem ambigüidade", disse Pasquale.

Há dois anos, a AMB encomendou ao Ibope uma pesquisa de opinião pública sobre o Judiciário. Incompreensão dos termos e desconhecimento da estrutura foram as principais queixas.

"A simplificação da linguagem jurídica é importante para a aproximação dos agentes do direito com a população. Essa campanha não pretende abolir os usos técnicos, mas evitar os exageros que impedem a compreensão por parte da sociedade em geral dos textos jurídicos", disse o presidente da AMB, Rodrigo Collaço.

A AMB também pretende lançar um livreto com um glossário das expressões jurídicas e explicações sobre o funcionamento da Justiça brasileira.

No dia 28 de agosto, a AMB fará uma palestra sobre o assunto na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo. Três dias depois, será a vez da UniCEUB (Centro Universitário de Brasília).

A campanha passará também pela UnB (Universidade de Brasília) no dia 1º de setembro, pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) dia 15 de setembro e pela PUC do Paraná (em 29/09).

Com a Folha S.Paulo

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a AMB
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página