Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2000 - 21h25

Análise: Defender Pitta dá chabu

Publicidade

CRISPIM ALVES
Coordenador de Cidades da Folha Online

Pois é. Não foi falta de aviso. Dançou, literalmente, quem defendeu com unhas e dentes Celso Pitta. Crônica de morte anunciada maior que essa não me recordo de ter visto: Terminadas as eleições, 50% dos atuais vereadores de São Paulo ficaram sem emprego.

Até o dinossauro Brasil Vita (PPB), que parecia ter nascido na Câmara, dançou. Ferrenho defensor de Pitta, não conseguiu reunir eleitores suficientes para se perpetuar no Legislativo paulistano.

Seguem o enterro Paulo Roberto Faria Lima (PMDB), Bruno Feder (PTB), Natalício Bezerra (PTB), Ivo Morganti (PMDB), Lídia Corrêa (PMDB)... e por aí vai. Miguel Colasuonno (PMDB), outro que dançou, resumiu tudo: "Todos os que apoiaram (Pitta) tiveram um certo prejuízo".

Wadih Mutran (PPB), também fiel escudeiro de Pitta, escapou por pouco. Apesar de garantir lugar na Câmara, obteve apenas 22.570 votos, contra os 58.050 na última eleição, em 96.

Ficaram alguns outros. Toninho Paiva (PFL), Miriam Athie (PMDB)... Infelizmente, a renovação não foi total. Mas já foi bastante positiva.

As "estrelas" que lutaram no sentido oposto, José Eduardo Cardozo (PT) é a maior prova disso _o mais votado, com 229.494 simpatizantes_, brilharam. Tanto que o PT inicia o próximo mandato com 16 vereadores. Tinha 9. A bancada do PSDB também aumentou, de 7 para 8. Outros partidos, de esquerda, também aumentaram a representatividade.

Lógico, surgem sempre umas figuras estranhas, obscuras, cujos propósitos são sempre uma incógnita, como o tal do Baratão (Prona), o dr. Farhat (PSD), apadrinhado pelo apresentador de TV Ratinho, Toninho Força São Paulo ??? (PSB) e a surpreendente dra. Havanir/Enéas/Prona (que grita), a segunda mais votada.

Vamos esperar para ver. Em princípio, a perspectiva é boa. Para finalizar, reinvento um dito: Da lama viestes, à lama voltarás... e lá ficarás. Logo, logo Pitta vai seguir o cortejo. São Paulo, em tese, poderá começar a andar para frente, pelo menos no Legislativo. Se bem que ainda falta definir o novo prefeito. Mas essa é uma outra história.

E-mail: crispimalves@uol.com.br

Clique aqui para ler mais notícias sobre a renovação na Câmara de São Paulo

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página