Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2005 - 08h41

Polícia Rodoviária prende na BA líder dos ambulantes de São Paulo

Publicidade

da Folha Online
do Agora

O presidente do Sindcisp (Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo), Afonso José da Silva, 35, foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na região de Vitória da Conquista, na Bahia, no último sábado. Denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por formação de quadrilha e extorsão, ele teve a prisão decretada pela Justiça na quinta-feira (25).

A fuga virou pública quando, na última sexta-feira, ele avisou, por meio de seu advogado, que não se apresentaria à polícia. "Foi uma daquelas coincidências da vida [ele ser preso na estrada]", lamentou Rubem Cavalheiro, advogado do sindicalista, que tentou descaracterizar a fuga.

"Ele visitaria em Salvador uma irmã, que está muito doente", disse o advogado. Ele afirma que entrará na Justiça com pedido de habeas corpus para Silva.

O sindicalista ficou conhecido em 1999, quando denunciou a Máfia dos Fiscais da prefeitura e sofreu um atentado.

Denúncia

Líder dos ambulantes do Brás (região central de SP), Silva foi denunciado por formação de quadrilha e extorsão, após inquérito que apurou os responsáveis pelo violento protesto da categoria, no último dia 11.

Na ocasião, a manifestação começou na rua Oriente e se espalhou pelas principais vias do bairro. Houve confronto com a fiscalização e comerciantes fecharam as portas. Os ambulantes reclamavam da fiscalização coordenada pela Subprefeitura da Mooca --com participação da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Civil-- para apreender mercadorias irregulares e ambulantes instalados indevidamente.

Quatro ambulantes ligados ao sindicato presidido por Silva estão presos desde o dia da manifestação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre camelôs
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página