Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2005 - 08h29

Chuva em SP equivale a todo o mês de setembro do ano passado

Publicidade

da Folha Online

A chuva que atingiu a cidade de São Paulo entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira foi o equivalente ao registrado em todo o mês de setembro do ano passado, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura. O instituto registrou 17 pontos de alagamento.

"A chuva de ontem e desta madrugada foi o equivalente ao que choveu em todo o mês de setembro do ano passado", afirma o meteorologista Adilson Nazário.

De acordo com ele, a média de chuva na cidade, até a 0h de quinta, foi de 19,3 mm. Em todo o mês de setembro do ano passado, choveu 20 mm (1 mm equivale a 1 litro de água por 1 m²).

Houve queda de granizo em vários pontos. Toda a cidade ficou em estado de atenção --o segundo de quatro estágios. Ele significa que há alagamentos na cidade, mas que são "controláveis". O primeiro estágio é o de observação; o terceiro, de alerta (quando ocorrem transbordamentos de rios ou córregos), e o quarto, de emergência.

Segundo registros do CGE, os bairros mais atingidos foram Jaçanã (zona norte), Vila Mariana (zona sul), Aricanduva (zona leste), Butantã (zona oeste) e Bom Retiro (centro).

A chuva é resultado de uma frente fria. O meteorologista afirma que ela se desloca rapidamente, mas ainda há condições de chuva durante todo o dia. As temperaturas devem apresentar ligeira queda.

De acordo com a Eletropaulo, não foram registrados grandes danos causados pela chuva. Na noite de quinta, houve oscilação de energia no estádio do Morumbi e uma falha na região de Vila Sônia, logo solucionada.

Alagamentos

Dos 17 pontos de alagamento registrados pelo CGE, sete ainda ocupavam ruas e avenidas da cidade, por volta das 8h20. Veja os locais:

- marginal Tietê sentido Castello Branco, pista local, alça de saída da ponte Cruzeiro do Sul;

- marginal Tietê sentido Ayrton Senna, pista local, altura da ponte das Bandeiras;

- rua Alves dos Santos, sentido centro, altura da rua Professor Indalécio de Melo;

- rua Maria Paula, altura da rua Genebra;

- avenida do Estado, sentido Santana, altura da ponte Fepasa;

- rua Inácio Luís da Costa, sentido centro, altura da rua José de Morais;

- avenida Maria Coelho Aguiar, sentido bairro, altura da ponte João Dias.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre estragos causados pela chuva
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar no site de turismo da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página