Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2005 - 16h57

Estudo da Unesco mostra que desarmamento salvou mais de 5.000

Publicidade

da Folha Online

Estudo divulgado na manhã desta sexta-feira pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) revelou que 5.563 vidas foram poupadas em 2004 no Brasil devido ao Estatuto do Desarmamento e à campanha do desarmamento.

Batizado de "Vidas Poupadas - O Impacto do Desarmamento no Brasil", o estudo leva em conta o número de mortes causadas por armas de fogo no ano passado e o número que havia sido previsto anteriormente para 2004.

A conclusão do estudo é de que o Estatuto do Desarmamento e a campanha de entrega de armas, iniciados em 2004, anularam a tendência de crescimento das mortes por arma de fogo. A expectativa era de que o número crescesse 7,2% em 2004 em relação a 2003, baseado nos números dos anos anteriores.

O número absoluto de mortes também caiu 8,2%. Juntando os dois dados, a Unesco chegou à conclusão de que índice de mortes causadas por armas de fogo foi reduzido em 15,4%.

O estudo da Unesco utilizou dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde. Os mesmos números foram utilizados em um estudo divulgado na última sexta-feira pelo ministério, o qual considerou que o número de vidas poupadas ficou em 3.324.

A diferença entre os dois aconteceu porque o ministério não levou em conta a previsão de mortos para o ano de 2004, e sim os números absolutos de 2003 e 2004.

Leia mais
  • Manifestação pela paz reúne 350 pessoas em São Paulo
  • Pesquisa mostra redução das mortes por armas de fogo no país

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre desarmamento
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página