Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2005 - 15h30

Cidade de São Paulo registra surtos isolados de catapora

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

A cidade de São Paulo registra surtos isolados de catapora. Até o último dia 15, foram 317 episódios que totalizam 4.300 casos --um aumento de 80% em relação a 2004. Mesmo assim, o número é menor que 2003, quando foram notificados 475 surtos.

Segundo o médico Luiz Cláudio Ferreira Espíndola, do Centro de Controle de Doenças da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da prefeitura, o número de casos registrados é considerado normal para esta época do ano.

"A varicela [vírus causador da catapora] tem sazonalidade. A preferência é pelo final do inverno e começo da primavera. A época é seca e, por causa do frio, as pessoas ficam mais em lugares fechados, o que facilita a transmissão", disse.

Em todo o Estado, são 7.083 casos de catapora, contra 8.838 no ano passado. O número total de casos no Estado, porém, não é conhecido porque a catapora não faz parte da relação das Doenças de Notificação Compulsória. Com isso, apenas surtos, geralmente registrados em creches e escolas, são registrados.

De acordo com Espíndola, os surtos estão espalhados pela cidade e não há uma região com maior incidência.

A catapora oferece poucos riscos à saúde. Ainda assim, nove crianças morreram no Estado neste ano --duas delas na capital. "Como qualquer outra doença, se a criança tiver alguma outra patologia, baixa imunidade, for desnutrida, [a catapora] pode levar a problemas secundários", disse o médico.

Vacina

Os surtos são notificados quando creches ou escolas solicitam às prefeituras vacina para as crianças, após registrarem casos de catapora. Equipes de saúde, então, adotam medidas de controle --verificam o local e o número de pessoas afetadas.

A vacina não está disponível em postos de saúde. Na rede de saúde privada, cada dose da vacina contra catapora custa em média R$ 100.

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo afirma ter feito a maior compra de vacinas contra catapora já realizada pelo governo paulista. Em pregão realizado na terça-feira (20), foram adquiridas 50 mil doses. O custo foi de R$ 1,8 milhão.

O número de vacinas disponibilizadas pela secretaria este ano chega a 71 mil. Em 2004, foram distribuídas 41,3 mil doses no Estado. No ano anterior, foram 47,7 mil.

Catapora

A catapora é causada pelo vírus varicela-zoster e é transmitida por uma pessoa doente, pelo ar ou por contato direto com as lesões. O tempo de incubação é de dez a 21 dias.

Uma pessoa com varicela pode contaminar outras desde dois dias antes das erupções aparecerem até cinco dias depois do surgimento da última lesão. Por isso o ideal é que as mães só levem seus filhos à escola ou à creche uma semana depois de as feridas cicatrizarem.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre catapora
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página