Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/09/2005 - 23h00

CET registra congestionamentos durante todo o Dia Sem Carro

Publicidade

da Folha Online

Os moradores da cidade de São Paulo praticamente ignoraram as iniciativas promovidas nesta quinta-feira por conta das comemorações do Dia Mundial Sem Carro. O índice de congestionamento registrado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ficou acima da média durante quase todo o dia, em comparação com as outras quintas-feiras do mês.

A empresa realiza medições das 7h às 20h. Somente às 9h, os trechos de lentidão somavam 73 km enquanto a média para o horário é de 75 km. as 19h, o congestionamento atingiu 148 km. Não houve acidentes graves.

O objetivo da data era despertar a população para a importância do combate à poluição do ar, à emissão excessiva de gases e ao efeito estufa, além de estimular o uso de transportes não-motorizados.

O movimento surgiu em 1998, na França. No Brasil, a mobilização foi promovida pela primeira vez em 2001. No ano passado, 63 cidades brasileiras aderiram ao movimento. Somente na cidade de São Paulo, há cerca de 3,5 milhões de veículos.

Serra

O prefeito de São Paulo, José Serra, foi um dos poucos que aderiu à campanha. Ele deixou sua casa, no Alto de Pinheiros (zona oeste), por volta das 7h45 e optou pelo transporte público para chegar à avenida Paulista (região central), onde tinha um compromisso.

Depois, por volta das 9h, usou novamente um ônibus para seguir até a rua Oscar Freire, para assinar convênio com a Associação de Lojistas para implantação do Programa de Intervenção de Ruas Comerciais na região.

Segundo a Secretaria do Verde de Meio Ambiente, além do prefeito, aderiram ao movimento sete secretários --entre eles do Verde e do Meio Ambiente, de Governo e de Transportes, e o presidente da Câmara, Roberto Tripoli, além de vereadores.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Dia Mundial Sem Carro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página