Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2005 - 08h57

Eventos marcam o Dia do Idoso no país

Publicidade

da Folha Online

Para marcar o Dia do Idoso, diversos eventos estão previstos para esta terça-feira no país.

No Rio, a data será comemorada pelo Sesc com um mutirão da saúde, esporte e educação para a terceira idade, na unidade da Tijuca.

Em Fortaleza será realizada a posse dos 12 integrantes do Conselho dos Direitos do Idoso do Ceará.

Também para marcar a data, a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo inicia nesta semana um programa de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis para idosos. Os Centros de Referência do Idoso nas zonas norte e leste começam programa, que conta, inclusive, com a distribuição de preservativos.

Estudo realizado pela secretaria aponta um crescimento no número de casos de Aids na população com 60 anos ou mais. Foram registrados 118 novos casos em 1993, contra 220 em 2003. De acordo com a secretaria, a população com idade entre 60 e 64 anos é a que apresenta maior incidência de contágio --foram 74 notificações em 1993 e 115 em 2003.

Idosos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publica no "Diário Oficial" da União, resolução que regulamenta o funcionamento de instituições que cuidam de idosos. Segundo a agência, o objetivo é "garantir à população idosa moradia com qualidade, serviços e direitos assegurados na Lei 8.842/94 e também previstos no Estatuto do Idoso".

De acordo com números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os idosos somam 15 milhões em todo o país, número que representa 8% da população. A expectativa de vida também subiu nos últimos anos e atualmente está em torno de 71 anos.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre idosos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página