Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2005 - 10h37

Festa de Aparecida espera atrair até 380 mil fiéis

Publicidade

FAUSTO SALVADORI FILHO
do Agora

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida espera atrair cerca de 380 mil fiéis neste final de semana e na quarta-feira, dia da Festa da Padroeira do Brasil. A expectativa é que cerca de 97 mil pessoas visitem Aparecida (167 km da capital) no sábado e outras 110 mil no domingo. Na quarta-feira, dia 12, são esperadas 170 mil.

Segundo o padre Joércio Gonçalves Pereira, reitor do Santuário, o número de visitantes deve chegar a 8,4 milhões até o final do ano, superando o recorde do ano passado, que era de 7.841.474 pessoas.

Gonçalves admite que o tema da novena deste ano --"Com Maria, no Ano da Eucaristia, construir uma cultura de paz"-- indica, sim, um posicionamento favorável ao referendo do desarmamento. Ele lembra que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil já se pronunciou a favor da proibição das armas. "A pessoa que está armada não está protegida, pelo contrário."

A paz também será o tema do show de 11 de outubro, que reunirá artistas como Fafá de Belém, Elba Ramalho e Alcione. "Queremos despertar a consciência das pessoas a favor de uma cultura de paz, e a música é um grande instrumento para isso", afirma.

Para atender ao número crescente de romeiros, o Santuário investe em reformas para melhorar as condições de infra-estrutura, usando como lema "acolher bem também é evangelizar".

Na festa da Padroeira deste ano, as novidades são o novo sistema de som da igreja e a instalação de um novo painel na ala norte da Basílica de Nossa Senhora. A obra representa Cristo e as mulheres do Novo Testamento.

Outras obras em andamento, sem data para terminar, são o Centro de Eventos Culturais, que terá capacidade para 10 mil pessoas, e a instalação de um telhado azul sobre a Basílica, a mesma cor do manto de Nossa Senhora. "Queremos deixar tudo azul na casa da mãe de Deus", afirma o padre Pereira.

As asas leste e oeste do telhado da Basílica --construído em formato de cruz, dividido em quatro asas-- já receberam as telhas azuis. As asas norte e sul ainda aguardam verba para reforma.

Ontem, a Basílica foi visitada por devotos que queriam homenagear a padroeira longe da agitação dos dias de festa, como a dona-de-casa Viviane Cristina Santos, 23 anos, que há cinco anos sai com a família de Areado, no do sul de Minas Gerais, para agradecer à cura de uma adenóide no filho mais velho, hoje com seis anos. "Com criança pequena, seria difícil vir aqui no dia 12", justifica.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santuário de Nossa Senhora Aparecida
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página