Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2005 - 15h44

Mãe de suposta vítima de febre maculosa é internada em São Paulo

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

A mãe de uma menina que morreu com suspeita de febre maculosa foi internada nesta terça-feira, com sintomas semelhantes aos apresentados pela filha, no Hospital Municipal Arthur Ribeiro Saboya, no Jabaquara (zona sul de São Paulo).

Segundo a Secretaria da Saúde, ela está em observação, e o quadro clínico da paciente é estável.

A menina morreu no último domingo. Ela havia sido internada no mesmo hospital na sexta, depois de apresentar sintomas como febre alta e dor de cabeça.

Segundo informações da família, a criança foi picada por um carrapato durante visita ao parque do Estado (zona sul da cidade), cerca de uma semana antes de apresentar os sintomas.

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que a equipe da Supervisão de Vigilância em Saúde da Vila Mariana/Jabaquara já visitou o local para coleta de amostras de carrapatos.

A expectativa é que o laudo apontando as causas da morte da menina seja divulgado ainda nesta semana.

Febre maculosa

A febre maculosa é causada pela bactéria Rickettisia rickettsii, transmitida ao homem pela picada do carrapato-estrela.

O carrapato geralmente vive em animais de grande porte, como capivaras e cavalos, mas também pode se alojar em cachorros.

A febre maculosa é adquirida depois que a pessoa é picada pelo carrapato-estrela. Após o contato com a pele humana, o carrapato demora de quatro a seis horas após a picada para passar a bactéria que causa a doença.

Segundo Thiago da Silva Mendes, médico epidemiologista da Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde da prefeitura), caso a Vigilância confirme que a criança morreu vítima de febre maculosa, esse será o segundo caso confirmado do ano na capital. O primeiro aconteceu no início do ano, na região do Ipiranga.

Até sexta-feira, 16 casos de febre maculosa estavam confirmados em todo o Estado.

Leia mais
  • Fiocruz confirma quarto caso de febre maculosa no Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre febre maculosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página