Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2005 - 21h28

Prefeito de Foz do Iguaçu veta mudança na grafia do nome da cidade

Publicidade

da Agência Folha

O prefeito de Foz do Iguaçu (PR), Paulo Mac Donald Ghisi, vetou nesta segunda-feira o projeto de lei que prevê a mudança da grafia do nome da cidade para Foz do Iguassu. O pedetista tinha demonstrado posição favorável à mudança, mas recuou da idéia de sancionar a matéria após consulta popular organizada pela prefeitura.

Consulta realizada pela administração municipal, sem caráter científico, colheu votos de 4.108 pessoas. Desse total, 91% rejeitaram a alteração. "A população é senhora e soberana. Ela nos colocou nesta posição. É em nome dela que a gente trabalha", disse Mac Donald Ghisi.

Agora, o veto segue para Câmara Municipal. A proposta do projeto do vereador Djalma Pastorello (PSDB) passou pela Casa com oito votos favoráveis e quatro contrários, no dia 19 de outubro.

O Legislativo pode manter ou derrubar o veto. Se derrubar, o projeto de lei retorna ao Executivo. Porém o prefeito já disse que vai manter sua decisão.

Nessa hipótese, caberia ao presidente da Câmara de Foz, Carlos Juliano Budel (PTB), sancionar a matéria. Mas a maioria dos vereadores é da base governista.

Os favoráveis à mudança argumentam que ela ajudará na divulgação do destino turístico, visto que supostamente 146 países não usam "Ç". Por isso a mudança facilitaria a localização de informações sobre a cidade na internet.

Por outro, os contrários defenderam a manutenção da grafia atual por entenderem que ela respeita o idioma e que a identidade da cidade não poderia ser prejudicada pelo turismo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Foz do Iguaçu
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Ford Fiesta Ford Fiesta Confira aqui! A partir de R$ 15.749

    Notebook Notebook LED, HDMI e USB, a partir de 14x de R$ 62,23

    Home Theater | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página