Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2005 - 19h35

Governo restaura acessos e monumentos da antiga estrada de Santos

Publicidade

da Folha Online

Foi reinaugurado neste domingo o acesso da estrada Caminhos do Mar, a antiga estrada de Santos, por Cubatão (Baixada Santista). Foram investidos, ao todo, R$ 2 milhões na restauração do acesso e de cinco monumentos. Outras duas obras devem ser restauradas no início do ano que vem.

O acesso por Cubatão permite que moradores da região cheguem à estrada sem passar pelo sistema Anchieta-Imigrantes. Foi investido mais R$ 1,23 milhão na instalação de dispositivos de drenagem e geotecnia, além de canal e bueiro no km 46 e na execução de muros até o km 48.
Reprodução
Rancho da Maioridade, um dos monumentos restaurados
Rancho da Maioridade, um dos monumentos restaurados


Os cinco monumentos restaurados são Padrão do Lorena, Rancho da Maioridade, Belvedere Circular, Ruínas do Pouso e Monumento do Pico. Os dois monumentos restantes --Cruzeiro Quinhentista e Pouso Paranapiacaba-- deverão ser entregues no começo de 2006.

Inicialmente, a via --inaugurada em 1844-- era chamada de estrada da Maioridade, em referência à emancipação de dom Pedro 2º, e servia o tráfego de carroças e diligências. Em 1926, a estrada foi a primeira da América Latina a receber asfalto.

Porém, na década de 70, a chuva ácida causada pela proximidade com o pólo petroquímico danificou a estrada. "Hoje a Mata Atlântica está totalmente recuperada e Cubatão deu uma grande virada com o crescimento do turismo, setor que gera muito emprego e renda", disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no lançamento das obras.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a estrada de Santos
  • Leia sobre o tempo na Folha Online
  • Escolha um destino para viajar no site de turismo da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página