Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2000 - 20h15

Folha promove debate sobre a maconha com presença de Gabeira

Publicidade

da Folha de S.Paulo

As principais questões em torno da maconha estarão em pauta no debate que a Folha e a Publifolha promovem amanhã à noite no auditório do jornal. As discussões giram em torno do livro "A Maconha", do deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), que acaba de ser lançado pela Publifolha dentro da coleção "Folha Explica".

Além de Gabeira, participam do debate Elisaldo Carlini, professor da Unifesp e diretor do Cebrid (Centro Brasileiro sobre Drogas Psicotrópicas); o professor Arthur Guerra de Andrade, do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Grea (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas); e Maria Lúcia Karam, da Universidade Cândido Mendes e membro da Associação Juízes para a Democracia.

O livro responde às perguntas mais frequentes recolhidas por Gabeira nos debates que participou em torno da elaboração da nova política nacional de drogas.

"As pessoas querem saber, por exemplo, se a maconha é uma escada para outras drogas, se provoca dependência física e psíquica, se causa perda de neurônios e da memória, e se tem poder medicinal", diz Gabeira.

Ele adianta as respostas. "Estatisticamente a maconha não leva ao uso de outras drogas; não provoca dependência nem síndromes de abstinência; causa perda de memória e atenção no momento do uso; e tem importante função medicinal."

Pessoalmente, Gabeira defende a legalização da maconha e seu uso industrial mais amplo possível. "São 350 subprodutos derivados da canabis", diz o deputado. A nova política nacional de drogas, já aprovada na Câmara, não separa a maconha de outras drogas. O avanço é que o usuário não será mais preso, mas arcará com penas alternativas e multas.

O debate acontece às 19h30 no auditório da Folha (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar). A entrada é franca. Reservas das 14h às 17h, pelo fone 0/xx/11/3224-3473.

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página