Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2005 - 20h51

Helicóptero cai e mata piloto na zona rural de Atibaia

Publicidade

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas

A queda de um helicóptero modelo Bell Jet Ranger causou a morte do piloto hoje em uma fazenda no Jardim Maracanã, na zona rural de Atibaia (65 km de São Paulo).

Somente o piloto estava no aparelho. No momento do acidente, Márcio José Borba de Melo, 36, voava de Atibaia para o Campo de Marte (zona norte de São Paulo).

O helicóptero, prefixo PT-HJJ e cor azul-prata, foi localizada pela Polícia Militar por volta das 7h30 de hoje. O piloto já estava morto no local.

Ele decolou por volta das 22h de ontem do Campo de Marte com destino a Atibaia, onde deixou um passageiro em um haras da cidade.

O aparelho caiu quando tentava retornar para São Paulo, já no início da madrugada, segundo a Polícia Militar.

O helicóptero pertencia a uma empresa particular da área de segurança. A principio, a assessoria de imprensa da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) informou que a aeronave pertencia a uma empresa de táxi aéreo, que operava no aeroclube. A empresa nega.

Peritos do DAC (Departamento de Aviação Civil) permaneceram durante a manhã e a tarde de hoje coletando materiais dos destroços da aeronave para apurar a causas do acidente.

Entre as hipóteses principais para a causa estão a de falha mecânica ou a de que tenha ocorrido algum problema com o piloto. Os peritos também analisarão os documentos da aeronave para verificar se ela estava inspecionada devidamente.

A queda ocorreu nas proximidades da estrada Gertrudes Lara Monte Oliva. O último contato foi feito por volta das 1h30 com a torre de comando do Campo de Marte para pedir autorização de vôo, segundo a Polícia Civil.

As buscas foram feitas por policiais do COE (Comando de Operações Especiais) e do Águia --grupamento aéreo da PM--, com o apoio de bombeiros.

O grupo teve de atravessar locais de mata fechada para chegar ao local do acidente.

De acordo com a Polícia Civil, um avião da Aeronáutica que passava pela região teria detectado um sinal de GPS que informava uma situação de queda. Os policiais foram acionados e localizaram o helicóptero depois de quase duas horas de busca.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes com helicópteros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página