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30/12/2005
-
10h01
da Folha Online
do Agora
A primeira fase da integração do bilhete único na cidade de São Paulo começa a funcionar nesta sexta-feira. Foram escolhidos para iniciar a integração os bloqueios das estações da Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Linha 2-Verde do Metrô (Ana Rosa-Vila Madalena).
A expectativa é que até maio de 2006 a integração chegue a todas as estações do metrô e da CPTM, resultado de uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura.
De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a medida deve beneficiar 1,1 milhão de passageiros que usam a integração ônibus-Metrô, além dos cerca de 4 milhões de pessoas que usam diariamente o transporte sobre trilhos --2,6 milhões do metrô e 1,4 milhão da CPTM.
O grande teste do novo sistema será na noite de amanhã, quando mais de dois milhões de pessoas deverão seguir até a avenida Paulista para participar da festa de Réveillon. As estações de metrô e trem estarão abertas.
Como funciona
Segundo a secretaria, das quatro viagens possíveis com o cartão, dentro do período de duas horas, uma poderá ser feita no sistema metroferroviário mediante o pagamento de R$ 3 (tarifa de integração) ----a passagem de ônibus custa R$ 2 e a de trem ou metrô, R$ 2,10. O valor dá direito a uma viagem no trem ou no metrô e três nos ônibus.
Para quem utiliza inicialmente os ônibus, o passageiro passa o cartão no validador, que desconta a tarifa de R$ 2. O restante --R$ 1-- acaba sendo debitado nos bloqueios da CPTM ou do metrô. Ao deixar o sistema sobre trilhos, o usuário também pode embarcar mais duas vezes em ônibus sem pagar nada, dentro de duas horas.
Já no caso da primeira viagem partindo de trem ou metrô, o usuário passa o cartão pelos bloqueios, onde são debitados R$ 2,10; a diferença de R$ 0,90 só é descontada nas catracas dos ônibus.
De acordo com a secretaria, nesta primeira etapa de implantação da integração, o Bilhete Único não será vendido ou carregado nas bilheterias da CPTM ou do Metrô. Continuam valendo os mesmos postos de venda e recarga disponibilizados pela SPTrans.
Gratuidade
Na véspera de o bilhete único integrado entrar em vigor, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem que as mulheres com idades a partir de 60 anos serão beneficiadas com a gratuidade no metrô. É isso que prevê um projeto encaminhado pelo governador à Assembléia Legislativa.
O texto tem como objetivo agilizar a implantação do bilhete único integrado para ônibus, metrô e trem. Isso porque o Estado igualaria a idade da gratuidade com a da Prefeitura de São Paulo --mulheres, a partir dos 60 anos, e homens, a partir dos 65.
Hoje somente homens e mulheres com mais de 65 anos podem viajar de graça no metrô.
Ainda não há, porém, previsão de quando o projeto será votado.
Integração
A integração é uma promessa antiga dos governos estadual e municipal. Um dos assuntos que provocou a demora da implantação do novo sistema foi justamente a diferença entre a idade da gratuidade usada pelo Estado (65 anos, para homens e mulheres) e da prefeitura (65, para os homens, e 60, para as mulheres).
Outra diferença é relativa à passagem para desempregados, que têm, no transporte sobre trilhos, um bilhete gratuito por 90 dias. Nos ônibus, a gratuidade não existe.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre bilhete único
Leia o que já foi publicado sobre integração do transporte coletivo
Bilhete único em metrô e trem começa a valer nesta sexta-feira em SP
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do Agora
A primeira fase da integração do bilhete único na cidade de São Paulo começa a funcionar nesta sexta-feira. Foram escolhidos para iniciar a integração os bloqueios das estações da Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Linha 2-Verde do Metrô (Ana Rosa-Vila Madalena).
A expectativa é que até maio de 2006 a integração chegue a todas as estações do metrô e da CPTM, resultado de uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura.
De acordo com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a medida deve beneficiar 1,1 milhão de passageiros que usam a integração ônibus-Metrô, além dos cerca de 4 milhões de pessoas que usam diariamente o transporte sobre trilhos --2,6 milhões do metrô e 1,4 milhão da CPTM.
O grande teste do novo sistema será na noite de amanhã, quando mais de dois milhões de pessoas deverão seguir até a avenida Paulista para participar da festa de Réveillon. As estações de metrô e trem estarão abertas.
Como funciona
Segundo a secretaria, das quatro viagens possíveis com o cartão, dentro do período de duas horas, uma poderá ser feita no sistema metroferroviário mediante o pagamento de R$ 3 (tarifa de integração) ----a passagem de ônibus custa R$ 2 e a de trem ou metrô, R$ 2,10. O valor dá direito a uma viagem no trem ou no metrô e três nos ônibus.
Para quem utiliza inicialmente os ônibus, o passageiro passa o cartão no validador, que desconta a tarifa de R$ 2. O restante --R$ 1-- acaba sendo debitado nos bloqueios da CPTM ou do metrô. Ao deixar o sistema sobre trilhos, o usuário também pode embarcar mais duas vezes em ônibus sem pagar nada, dentro de duas horas.
Já no caso da primeira viagem partindo de trem ou metrô, o usuário passa o cartão pelos bloqueios, onde são debitados R$ 2,10; a diferença de R$ 0,90 só é descontada nas catracas dos ônibus.
De acordo com a secretaria, nesta primeira etapa de implantação da integração, o Bilhete Único não será vendido ou carregado nas bilheterias da CPTM ou do Metrô. Continuam valendo os mesmos postos de venda e recarga disponibilizados pela SPTrans.
Gratuidade
Na véspera de o bilhete único integrado entrar em vigor, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem que as mulheres com idades a partir de 60 anos serão beneficiadas com a gratuidade no metrô. É isso que prevê um projeto encaminhado pelo governador à Assembléia Legislativa.
O texto tem como objetivo agilizar a implantação do bilhete único integrado para ônibus, metrô e trem. Isso porque o Estado igualaria a idade da gratuidade com a da Prefeitura de São Paulo --mulheres, a partir dos 60 anos, e homens, a partir dos 65.
Hoje somente homens e mulheres com mais de 65 anos podem viajar de graça no metrô.
Ainda não há, porém, previsão de quando o projeto será votado.
Integração
A integração é uma promessa antiga dos governos estadual e municipal. Um dos assuntos que provocou a demora da implantação do novo sistema foi justamente a diferença entre a idade da gratuidade usada pelo Estado (65 anos, para homens e mulheres) e da prefeitura (65, para os homens, e 60, para as mulheres).
Outra diferença é relativa à passagem para desempregados, que têm, no transporte sobre trilhos, um bilhete gratuito por 90 dias. Nos ônibus, a gratuidade não existe.
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