Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2006 - 10h57

Tremor de terra atinge cinco cidades do Paraná

Publicidade

da Folha Online

Um tremor de terra assustou moradores de ao menos cinco cidades do Paraná na noite de quarta-feira (4).

O tremor foi sentido nos municípios Telêmaco Borba, Imbaú, Reserva, Ortigueira e Tibagi e, em cerca de três horas, gerou cerca de 500 ligações para o Corpo de Bombeiros responsável pela região. Em dias normais, o número de ligações fica em torno de 300, no dia todo.

De acordo com o tenente Eduardo Pinheiro, chefe da seção operacional da Defesa Civil, nenhuma ocorrência foi registrada. Havia suspeitas de que uma casa tivesse sido afetada em Telêmaco Borba, mas não há provas de que as rachaduras observadas nela tenham relação com o abalo.

O tremor, de magnitude 4,3 na escala Richter, foi o décimo terceiro registrado nos últimos cem anos no Estado do Paraná, segundo o tenente Pinheiro. Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, foi causado pela acomodação de placas tectônicas.

Outros tremores

No último dia 19, um tremor de poucos segundos assustou os moradores da cidade de Cachoeira do Piriá, no Pará. O terremoto também não causou estragos, nem fez vítimas.

Em novembro, reflexos de um tremor que atingiu o Chile e a Bolívia foram sentidos por moradores de alguns bairros da zona norte e da zona oeste de São Paulo. Também neste caso, ninguém ficou ferido e nenhum prejuízo foi registrado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos no Brasil
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página