Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2000 - 15h41

Para maquinista, condições de trens ainda são ruins

Publicidade

FABIANE LEITE
da Folha Online

O maquinista Osvaldo Pierucci, 34, que comandava um dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que se chocou no dia 28 de julho matando nove pessoas, disse que a condição das composições da companhia ainda precisa melhorar.

"Ainda é necessário uma melhora substancial", afirmou. Segundo ele, o setor de manutenção ainda é ruim, principalmente por causa de problemas para a reposição de peças das composições.

Pierucci foi inocentado de responsabilidade sobre o acidente pelo delegado que investiga o acidente, Edvaldo Faria, a partir de laudo de engenheiros do IC (Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo). O delegado vai indiciar um diretor da companhia como responsável pela tragédia.

O maquinista disse que ficou aliviado ao saber que foi inocentado. "É o que eu estava esperando. Tinha certeza de que a culpa não foi minha, mas não tinha como provar sozinho."

O maquinista está afastado de sua atividade, exercendo funções burocráticas, desde julho.

O laudo concluiu que o acidente foi causado principalmente porque não havia calços disponíveis para os maquinistas dentro dos trens. "Realmente nunca tivemos calços. O maquinista tinha sempre que se virar e normalmente descer do trem para procurar calço", afirmou.

Os calços foram colocados dentro dos trens somente após o acidente.

Pierucci disse que o momento mais difícil após o acidente foi enfrentar a informação de que o secretário dos Transportes, Cláudio de Senna Frederico, teria lhe responsabilizado pela tragédia, dizendo que ele não teria tentado calçar o trem, o que o maquinista nega.

"Era fácil encerrar o assunto ali", disse Pierucci. A partir do laudo, seus advogados preparam uma ação indenizatória contra Frederico por danos morais.

A CPTM informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não teria nenhuma informação a acrescentar por enquanto.

Clique aqui para ler mais notícias sobre o acidente em Perus

Leia mais notícias de cotidiano na Folha Online

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página