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10/01/2006
-
20h43
da Folha Online
A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus (PMDB), exonerou na tarde desta terça-feira o presidente do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários), Rogério Onofre.
A justificativa do governo para a demissão de Onofre é de que o então presidente do departamento discordava da política do governo do Estado para as vans. O cargo deve ser ocupado interinamente pelo subsecretário da Secretaria de Governo e Coordenação, Ricardo Bittar.
A decisão aconteceu depois que uma manifestação de motoristas de vans parou o centro da cidade na segunda-feira (9) e congestionou algumas das principais vias do Rio. Os motoristas protestavam contra uma licitação que mudaria o sistema de concessões para os proprietários de vans operaram nas linhas intermunicipais.
O secretário de Governo do Estado do Rio, Anthony Garotinho (PMDB), decidiu adiar a licitação durante reunião realizada no final da tarde de segunda-feira com representantes dos motoristas.
Hoje há 1.750 vans intermunicipais legalizadas no Estado, divididas em 64 cooperativas. Se por um lado o projeto do governo aumentaria o número de concessões para 3.300, por outro ele remanejaria as linhas já existentes, o que não foi aceito pelos proprietários de vans.
"Esse edital vai diminuir para 300 o número de autorizações. São 97% a menos de vans. Eles estão visando o benefício das empresas de ônibus', acusou ontem, durante o protesto, o presidente da Federação das Cooperativas de Vans, Mário Sérgio Teixeira.
O novo edital referente à concessão de permissões para atuação nas linhas já existentes deve ser lançado em um mês. Três meses depois, deverá ser lançado o edital referente às novas linhas.
Cooperativas
Uma das principais reivindicações dos proprietários de vans, porém, não foi atendida. De acordo com o edital, os permissionários podem ser apenas pessoas físicas, não cooperativas.
Para o presidente do Sintral (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Alternativos), Guilherme Bizerra, a medida é boa. Ele diz que a disputa é só patronal e que o sindicato é a favor da licitação.
"A licitação foi feita para beneficiar efetivamente o motorista autônomo, não as falsas cooperativas dominadas por um grupo pequeno de empresários. O processo licitatório vai acabar com isso, porque é dirigido ao motorista autônomo."
Especial
Leia o que já foi publicado sobre greves no transporte do Rio
Após protestos de donos de vans, presidente do Detro perde cargo
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A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus (PMDB), exonerou na tarde desta terça-feira o presidente do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários), Rogério Onofre.
A justificativa do governo para a demissão de Onofre é de que o então presidente do departamento discordava da política do governo do Estado para as vans. O cargo deve ser ocupado interinamente pelo subsecretário da Secretaria de Governo e Coordenação, Ricardo Bittar.
Ana Carolina Fernandes/ FI |
Motoristas de vans protestam contra Garotinho |
O secretário de Governo do Estado do Rio, Anthony Garotinho (PMDB), decidiu adiar a licitação durante reunião realizada no final da tarde de segunda-feira com representantes dos motoristas.
Hoje há 1.750 vans intermunicipais legalizadas no Estado, divididas em 64 cooperativas. Se por um lado o projeto do governo aumentaria o número de concessões para 3.300, por outro ele remanejaria as linhas já existentes, o que não foi aceito pelos proprietários de vans.
"Esse edital vai diminuir para 300 o número de autorizações. São 97% a menos de vans. Eles estão visando o benefício das empresas de ônibus', acusou ontem, durante o protesto, o presidente da Federação das Cooperativas de Vans, Mário Sérgio Teixeira.
O novo edital referente à concessão de permissões para atuação nas linhas já existentes deve ser lançado em um mês. Três meses depois, deverá ser lançado o edital referente às novas linhas.
Cooperativas
Uma das principais reivindicações dos proprietários de vans, porém, não foi atendida. De acordo com o edital, os permissionários podem ser apenas pessoas físicas, não cooperativas.
Para o presidente do Sintral (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Alternativos), Guilherme Bizerra, a medida é boa. Ele diz que a disputa é só patronal e que o sindicato é a favor da licitação.
"A licitação foi feita para beneficiar efetivamente o motorista autônomo, não as falsas cooperativas dominadas por um grupo pequeno de empresários. O processo licitatório vai acabar com isso, porque é dirigido ao motorista autônomo."
Especial
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